O IMPACTO DO TEATRO NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA

Amanda Pauletti CHAVES, Ana Virginia Isiano LIMA

Resumo


O projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente Centro Universitário e foi realizado durante uma disciplina que envolvia o desenvolvimento de pesquisas na área da educação. Partiu-se das concepções que envolvem a Educação Inclusiva, mais especificamente a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito escolar. Para que a inclusão se efetive e possibilite a participação desses estudantes, elencamos o teatro como uma prática que pode possibilitar a atuação de todos, bem como o aprendizado de modo significativo. Diante disso, o estudo, que não ocorreu presencialmente devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, busca identificar as habilidades que podem ser desenvolvidas nos estudantes com TEA por meio do teatro, bem como analisar as potencialidades dessa prática no processo de inclusão educacional. Considerando a impossibilidade de ir a campo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, de modo a compreender os fundamentos teóricos relacionados à temática, contribuindo, assim, para a pesquisa de campo que será realizada futuramente. A partir da pesquisa bibliográfica, foi desenvolvido um plano de atividades e instrumentos para avaliar o desenvolvimento da pesquisa, como roteiros de observação e entrevistas. O projeto, apesar de não ter atingido sua fase em campo, demonstrou-se promissor para a construção de saberes a partir deste tema tão pouco explorado, uma vez que os fundamentos em que este foi estruturado levam a expectativa de que alcançaremos resultados positivos.

Texto completo:

PDF PDF