RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA FORMA DE DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO DE AÇÕES?
Resumo
As empresas são questionadas constantemente por práticas sustentáveis, as pressões para que haja ações socialmente responsáveis, tornaram-se comum, principalmente em razão da preocupação de um futuro incerto. Nesse contexto, as organizações procuram alinhar a busca pelo lucro, com práticas “verdes”, de caráter sustentável. É objetivo desse trabalho, verificar se a prática da responsabilidade social por parte das organizações favorece a valorização das ações na bolsa de valores, tendo sido utilizado a performance de dados relativo a dois grupos de carteira de empresas, o ISE, que possui um aspecto de organizações relacionadas diretamente a sustentabilidade e o IBrX-50, ao qual representa os cinquenta ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. A teoria na qual as empresas que contemplam projetos de responsabilidade social, teriam suas ações de forma expressiva e clara cotadas na bolsa de valores, acima da média de uma carteira composta por ações entre as mais negociadas na BM&FBOVESPA não pode ser confirmada.