RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA FORMA DE DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO DE AÇÕES?

Mayara Andréia L. SILVA, Fernando Moreira COSTA, Fábio Ibanhez BERTUCHI

Resumo


As empresas são questionadas constantemente por práticas sustentáveis, as pressões para que haja ações socialmente responsáveis, tornaram-se comum, principalmente em razão da preocupação de um futuro incerto. Nesse contexto, as organizações procuram alinhar a busca pelo lucro, com práticas “verdes”, de caráter sustentável. É objetivo desse trabalho, verificar se a prática da responsabilidade social por parte das organizações favorece a valorização das ações na bolsa de valores, tendo sido utilizado a performance de dados relativo a dois grupos de carteira de empresas, o ISE, que possui um aspecto de organizações relacionadas diretamente a sustentabilidade e o IBrX-50, ao qual representa os cinquenta ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. A teoria na qual as empresas que contemplam projetos de responsabilidade social, teriam suas ações de forma expressiva e clara cotadas na bolsa de valores, acima da média de uma carteira composta por ações entre as mais negociadas na BM&FBOVESPA não pode ser confirmada.

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