PERFIL DAS EMPRESAS DE TRANSP. RODOVIÁRIO DE CARGAS DE P. PRUDENTE E INFLUÊNCIA DO PLANO REAL E EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LOGÍSTICA NO SEGMENTO DE TRANSP. RODOVIÁRIO DE CARGAS NO BRASIL NO PERÍODO 1994-2002:UMA ABORDAGEM SOB ÓTICA DA TEORIA SCHUMPETERIANA
Resumo
O presente trabalho realiza uma apresentação do segmento de transporte rodoviário de
cargas no Brasil, partindo para o enfoque local no Município de Presidente Prudente-SP,
descrevendo a sua importância do setor para a economia brasileira. Observando a evolução do
conceito de logística e sua influência nas empresas de transporte rodoviário de cargas. Quanto ao
aspecto temporal e espacial, delimitamos o período compreendido entre 1994 e 2002, visto que se
trata de um período de grandes mudanças na economia brasileira, que exigiu dos empresários um
maior entendimento e aplicação do conceito de logística, como forma de alcançar ganhos de
produtividade para garantir sua competitividade. O objetivo do trabalho foi dirigido de maneira a
expor o quanto esse segmento representa para a economia brasileira, analisando os aspectos
econômicos, relacionando-os com a evolução do conceito de logística e seu reflexo em empresas
de transporte rodoviário de cargas. Para a análise foi utilizada como referencial teórico à teoria
shumpeteriana, que enfoca a destruição criativa, inovações tecnológicas e empresário inovador,
visando integrar essa discussão ao desenvolvimento do conceito de logística, procurando assim
um melhor entendimento da evolução do conceito de logística e sua influência no segmento de
transporte rodoviário de cargas. A princípio analisou-se a infra-estrutura do setor, esse não
apresentou números favoráveis, apesar de ser uma atividade responsável por mais de 60% da
movimentação de cargas no país, o setor enfrenta problemas desde a sua fragmentação
passando por uma frota obsoleta e rodovias em péssima conservação. Os efeitos do Plano Real
para atividade, observou-se aumento do custo dos principais insumos, com destaque para o pneu
e óleo diesel; esse, associado à concorrência dos autônomos fez com que as empresas de
transporte buscassem novas estratégias para combater a redução de margens. Sendo assim, a
teoria shumpeteriana ganha enfoque na abordagem do conceito de logística na empresa
transportadora de cargas rodoviária, onde emerge a figura do Operador Logístico com a função de
tornar a empresa mais flexível, pois se torna mais relevante à empresa não somente transportar,
mas sim movimentar, armazenar e distribuir os produtos em níveis de serviços eficientes,
oferecendo vantagens competitivas para seus clientes. A pesquisa apontou que há muito á se
fazer pelo setor, desde os meios regulatórios até sua estrutura viária, a falta de incentivo por parte
do poder público prejudica e muito o segmento, pela falta gradativa de investimentos na atividade
vem interferindo direto e indiretamente na produtividade da atividade de transporte rodoviário de
cargas.
cargas no Brasil, partindo para o enfoque local no Município de Presidente Prudente-SP,
descrevendo a sua importância do setor para a economia brasileira. Observando a evolução do
conceito de logística e sua influência nas empresas de transporte rodoviário de cargas. Quanto ao
aspecto temporal e espacial, delimitamos o período compreendido entre 1994 e 2002, visto que se
trata de um período de grandes mudanças na economia brasileira, que exigiu dos empresários um
maior entendimento e aplicação do conceito de logística, como forma de alcançar ganhos de
produtividade para garantir sua competitividade. O objetivo do trabalho foi dirigido de maneira a
expor o quanto esse segmento representa para a economia brasileira, analisando os aspectos
econômicos, relacionando-os com a evolução do conceito de logística e seu reflexo em empresas
de transporte rodoviário de cargas. Para a análise foi utilizada como referencial teórico à teoria
shumpeteriana, que enfoca a destruição criativa, inovações tecnológicas e empresário inovador,
visando integrar essa discussão ao desenvolvimento do conceito de logística, procurando assim
um melhor entendimento da evolução do conceito de logística e sua influência no segmento de
transporte rodoviário de cargas. A princípio analisou-se a infra-estrutura do setor, esse não
apresentou números favoráveis, apesar de ser uma atividade responsável por mais de 60% da
movimentação de cargas no país, o setor enfrenta problemas desde a sua fragmentação
passando por uma frota obsoleta e rodovias em péssima conservação. Os efeitos do Plano Real
para atividade, observou-se aumento do custo dos principais insumos, com destaque para o pneu
e óleo diesel; esse, associado à concorrência dos autônomos fez com que as empresas de
transporte buscassem novas estratégias para combater a redução de margens. Sendo assim, a
teoria shumpeteriana ganha enfoque na abordagem do conceito de logística na empresa
transportadora de cargas rodoviária, onde emerge a figura do Operador Logístico com a função de
tornar a empresa mais flexível, pois se torna mais relevante à empresa não somente transportar,
mas sim movimentar, armazenar e distribuir os produtos em níveis de serviços eficientes,
oferecendo vantagens competitivas para seus clientes. A pesquisa apontou que há muito á se
fazer pelo setor, desde os meios regulatórios até sua estrutura viária, a falta de incentivo por parte
do poder público prejudica e muito o segmento, pela falta gradativa de investimentos na atividade
vem interferindo direto e indiretamente na produtividade da atividade de transporte rodoviário de
cargas.
Palavras-chave
Segmento de Transporte Rodoviário. Infra-estrutura do Setor Rodoviário. Teoria Shumpeteriana. Logística.