A IMPORTÂNCIA DO NAPP - NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DA FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA DURANTE E PÓS-PANDEMIA

Aline Batista Rosa Rubini

Resumo


A Fatec-Prudente localiza-se no extremo oeste do Estado de São Paulo, na fronteira com os Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Neste ano de 2022, comemora-se 15 anos da Instituição e esta segue com o compromisso de promover educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de seus discentes, bem como formação e capacitação profissional, na gestão educacional, estimulando a produtividade e competitividade da economia paulista. Atualmente, a faculdade oferece os cursos Superiores de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão em Eventos, Gestão Empresarial, Marketing e Produção Agropecuária. O objetivo deste trabalho é trazer dados sobre o NAPP-Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Fatec de Presidente Prudente, atuante há 8 anos, sendo responsável por realizar orientações no que se refere às dificuldades acadêmicas, proporcionando a identificação dos principais fatores envolvidos nas situações problemas e orientando nas estratégias de enfrentamento. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos a entrevista com os dois Professores responsáveis pelo Núcleo. O NAPP proporciona a oportunidade de crescimento pessoal no contexto universitário e, consequentemente, prepara o acadêmico para o mercado, superando seus bloqueios e dificuldades desde a entrevista de emprego até a solução de problemas e situações conflituosas do trabalho em equipe. O núcleo tem como objetivo promover, por meio do aconselhamento psicopedagógico, o bem-estar psicológico dos estudantes dos seis cursos da Fatec-Prudente, acolhendo o graduando em situação de crise e o ajudando a superar dificuldades, desenvolvendo suas habilidades emocionais e comportamentais e as transformando em competências e habilidades individuais. É importante destacar o trabalho do NAPP durante a pandemia. Tal situação contribuiu para o agravamento da depressão, ansiedade, medos e tristezas. Atualmente, os atendimentos são oferecidos nas duas modalidades, remota e presencial e podem durar de 1 a 5 semanas, dependendo da demanda do estudante. É importante ressaltar que o NAPP não está voltado para o atendimento clínico (tratamento clínico, psicoterapia e aplicação de técnicas neuropsicológicas), mas poderá realizar o aconselhamento e indicação para os serviços especializados. Quando há necessidade, os estudantes são encaminhados a outros profissionais, não somente a psicólogos, do setor público e privado. Além dos atendimentos, o NAPP disponibiliza uma Cartilha de Saúde Mental para os alunos, para ajudá-los no autoconhecimento. Diante dos dados trazidos, ressalta-se a importância do projeto para a comunidade acadêmica, em especial, para os discentes da Fatec-Prudente, uma vez que procura trazer um modelo possível de projeto com vistas ao apoio psicopedagógico do aluno de instituições de ensino superior.


Palavras-chave


: Afetividade. Saúde Mental. Habilidades. Aprendizagem

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