A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA ADOLESCÊNCIA
Resumo
A formação do caráter, personalidade e suas aplicações no desenvolvimento do comportamento
do ser humano, têm na adolescência grande importância de constituição das já citadas
características. Para entendermos o que contribui para nossa formação, tivemos que buscar em
diferentes áreas base teórica para a contextualização da fase que nos prepara para o “ser adulto”.
Nesse estudo consideraremos os contextos sócio-historico, biológico e psicológico com o objetivo
de mostrar o espaço da adolescência na sociedade e a influencia da mídia nesta fase da vida.No
contexto sócio-historico, mencionaremos a sociedade ocidental e a especificidade da cultura da
mesma com relação a adolescência e a emersão desta fase como momento importante da vida do
ser humano. Com a Revolução Industrial, novos valores foram agregados a sociedade e uma nova
perspectiva para adolescência foi dada. É nesse momento que se difunde a idéia de sistema
educacional obrigatório,obviamente com limitações de classes, mas com o objetivo de postergar a
entrada desses indivíduos no mercado de trabalho. Abordaremos, também, o aspecto biológico e
suas subdivisões que se apresentam através das mudanças hormonais e desenvolvimento
corporal peculiaridades desta fase. Compreendendo a adolescência entre 11 e 20 anos,apresentase
três subfases com características específicas: a pré-adolescencia (11 aos 14), adolescência
intermediária (14 aos 17) e adolescência tardia (17 aos 20). Segue, assim, o fator psicológico e a
explicação do que chamamos de crise de identidade e os “porquês” que assombram os pais sobre
o comportamento instável de seus filhos.Esta crise nos remete ao momento em que estamos
construindo nosso sentimento de identidade, nos preocupando com o que pensamos de nós, o
que outras pessoas pensam de nós e o que pensamos que a sociedade pensa de nós. A
sexualidade, nessa fase, não é menos importante. Ela também constrói nossa identidade
relacionada à imagem que fazemos do nosso corpo. Todo esse conteúdo nos forneceu base
teórica para discorrer coerentemente sobre a influencia da mídia, nos seus mais variados meios
(T.V.´s, rádio, internet, jornais, revistas, etc.) na nossa fase de construção bio-psicossocial,
abordando perspectivas positivas e negativas dessa participação diária na vida dos adolescentes
na contemporaneidade. A forte presença desses meios de comunicação no nosso cotidiano, não
nos deixa espaço para controlar o aceso de adolescentes aos conteúdos veiculados. Corpos
esculturais, beleza acima de tudo, são algumas das mensagens recebidas e absorvidas de
maneira irrevogável pelos adolescentes, que podem até mesmo atrapalhar seu crescimento para
fortalecer a musculatura antes do desenvolvimento total de seus ossos para ficar como o galã da
novela dos oito, ou como no caso das meninas, que se submetem a regimes mirabolantes para
ficar como a modelo mais famosa. Apesar, dessas mensagens que influenciam negativamente os
adolescentes, a mídia pode ser um importante meio de aceso a informações que ajudam no
processo educacional.
do ser humano, têm na adolescência grande importância de constituição das já citadas
características. Para entendermos o que contribui para nossa formação, tivemos que buscar em
diferentes áreas base teórica para a contextualização da fase que nos prepara para o “ser adulto”.
Nesse estudo consideraremos os contextos sócio-historico, biológico e psicológico com o objetivo
de mostrar o espaço da adolescência na sociedade e a influencia da mídia nesta fase da vida.No
contexto sócio-historico, mencionaremos a sociedade ocidental e a especificidade da cultura da
mesma com relação a adolescência e a emersão desta fase como momento importante da vida do
ser humano. Com a Revolução Industrial, novos valores foram agregados a sociedade e uma nova
perspectiva para adolescência foi dada. É nesse momento que se difunde a idéia de sistema
educacional obrigatório,obviamente com limitações de classes, mas com o objetivo de postergar a
entrada desses indivíduos no mercado de trabalho. Abordaremos, também, o aspecto biológico e
suas subdivisões que se apresentam através das mudanças hormonais e desenvolvimento
corporal peculiaridades desta fase. Compreendendo a adolescência entre 11 e 20 anos,apresentase
três subfases com características específicas: a pré-adolescencia (11 aos 14), adolescência
intermediária (14 aos 17) e adolescência tardia (17 aos 20). Segue, assim, o fator psicológico e a
explicação do que chamamos de crise de identidade e os “porquês” que assombram os pais sobre
o comportamento instável de seus filhos.Esta crise nos remete ao momento em que estamos
construindo nosso sentimento de identidade, nos preocupando com o que pensamos de nós, o
que outras pessoas pensam de nós e o que pensamos que a sociedade pensa de nós. A
sexualidade, nessa fase, não é menos importante. Ela também constrói nossa identidade
relacionada à imagem que fazemos do nosso corpo. Todo esse conteúdo nos forneceu base
teórica para discorrer coerentemente sobre a influencia da mídia, nos seus mais variados meios
(T.V.´s, rádio, internet, jornais, revistas, etc.) na nossa fase de construção bio-psicossocial,
abordando perspectivas positivas e negativas dessa participação diária na vida dos adolescentes
na contemporaneidade. A forte presença desses meios de comunicação no nosso cotidiano, não
nos deixa espaço para controlar o aceso de adolescentes aos conteúdos veiculados. Corpos
esculturais, beleza acima de tudo, são algumas das mensagens recebidas e absorvidas de
maneira irrevogável pelos adolescentes, que podem até mesmo atrapalhar seu crescimento para
fortalecer a musculatura antes do desenvolvimento total de seus ossos para ficar como o galã da
novela dos oito, ou como no caso das meninas, que se submetem a regimes mirabolantes para
ficar como a modelo mais famosa. Apesar, dessas mensagens que influenciam negativamente os
adolescentes, a mídia pode ser um importante meio de aceso a informações que ajudam no
processo educacional.
Palavras-chave
Mídia. Adolescência. Desenvolvimento