ECONOMIA CRIATIVA: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Tamires Fernanda de Souza SILVA, Juliana Casarotti Ferreira dos SANTOS

Resumo


A criatividade é uma das habilidades mais valorizadas na sociedade atual. Sendo a principal matéria-prima da economia criativa, por meio do processo e formação de ideias, produto e serviços que são gerados com valor econômico. Buscando integrar a criatividade e o empreendedorismo, este artigo tem por objetivo demonstrar como as datas comemorativas podem servir para a elaboração de produtos artesanais e sustentáveis, por meio da identificação de oportunidades e transformação em negócios lucrativos, dessa forma, promovendo o despertar do comportamento empreendedor, e abrindo portas para o início de novas atividades profissionais no âmbito da cultura. Do ponto de vista metodológico, foram utilizados, neste estudo, os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica sobre economia criativa e empreendedorismo social, levantamento de dados e pesquisa-ação. Com a finalidade de promover o conhecimento sobre o tema e a sua relação com o desenvolvimento social, foram utilizadas ferramentas digitais, como o Instagram tomando como referência a comunicação e a disseminação de novas ideias. Os resultados indicam que economia criativa possui um alto potencial de geração de emprego e desenvolvimento econômico. Alinhada ao calendário festivo, proporciona o desenvolvimento cultural e profissional dos indivíduos, uma vez que possibilita novas formas de trabalho e favorece as trocas sociais.

Palavras-chave


Datas comemorativas. Empreendedorismo social. Negócios criativos.

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