PROPOSTAS INOVADORAS DE MELHORIA NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS E NA EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIOS DO AEROPORTO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Andressa Mitie Babichi TANAKA, Samira Dorino LALLI DOS SANTOS, Tiago Grajanin de SOUZA, Igor de Toledo Pennacchi Cardoso MACHADO

Resumo


 

Uma vez que a disciplina de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (TIE) é fundamentada no ensino baseado na competência dos alunos e utiliza a aprendizagem de forma ativa, os professores propuseram uma atividade com o objetivo de desenvolver ideias para melhorar tanto os serviços, bem como a experiência dos usuários do aeroporto da cidade de Presidente Prudente (PP). A fim de possibilitar o engajamento e a motivação na realização deste trabalho, foi feita uma visita ao referido aeroporto e os alunos puderam ter um momento de conversa com os funcionários e gestores do local, no qual foi possível obter as primeiras impressões sobre as dificuldades relacionadas aos serviços e experiência do usuário. Para identificar as dificuldades nos serviços e na experiência dos usuários foi utilizado um formulário, encaminhado via Whatsapp, com questões relacionadas ao tema e enviado para 5 pessoas que já utilizaram os serviços do aeroporto. Além disso, também foi realizada uma entrevista com um funcionário da Companhia Aérea GOL. As propostas de inovação foram organizadas a partir das orientações dos professores da disciplina, além de buscas na literatura por meio digital. Diante do resultado do formulário e da entrevista, foram selecionadas duas propostas: o uso da câmera Intelbrás e a psicologia das cores.  A primeira é uma câmera de reconhecimento facial com alta definição que monitora todos os detalhes da cena. Capaz de capturar expressões a todo momento, ideal para entender qual o sentimento daquela pessoa, em um determinado lugar. Através da inteligência artificial, o modelo detecta atitudes suspeitas, aglomerações, abandono ou retirada de objetos e movimentações rápidas. A câmera permite uma análise detalhada do fluxo de pessoas, dessa forma há a possibilidade de organizar um planejamento de marketing de produtos, serviços e ações mais eficientes. A psicologia das cores por sua vez, é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Dessa forma, essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais. A maioria das dificuldades mencionadas referem-se às questões de desconforto e desorganização das salas de embarque. Neste caso a câmera de reconhecimento facial detectaria expressões que podem acarretar situações que saem do controle, como aglomerações, desordem e outros. Além de prevenir essas circunstancias de imediato, os registros da câmera podem colaborar com projetos para melhorar a médio e longo prazo tais dificuldades. A psicologia das cores se apresenta como uma estratégia para tornar o ambiente (sala de embarque e local de trabalho dos funcionários) mais tranquilo e que proporcione maior conforto ao usuário.


Palavras-chave


Tecnologia. Psicologia das cores. Câmera Intelbrás. Aeroporto. Presidente Prudente.

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