EXPERIÊNCIA DE ESTAGIÁRIOS DE FISIOTERAPIA EM UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP

Luma Taynara DOS SANTOS, Pedro Henrique Alves FLAUZINO, Tiago Hitoji WAKISAKA, Allysiê Priscilla de Souza CAVINA

Resumo


INTRODUÇÃO: A Estratégia de Saúde da Família (ESF), anteriormente conhecida como Programa de Saúde da Família (PSF), foi desenvolvida com o objetivo de promover a prevenção, promoção e recuperação da saúde de forma abrangente e contínua, contando com a colaboração de diversos profissionais, incluindo fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros. A presença do fisioterapeuta na equipe da ESF é crucial devido à natureza da prática fisioterapêutica, que compartilha os mesmos objetivos e é consolidada durante a formação acadêmica por meio de estágios supervisionados.

OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo relatar as observações gerais da atuação de estagiários de fisioterapia em uma Unidade de Saúde da Família no município de Presidente Prudente/SP.

MÉTODOS: Foi realizado um relato de experiência com duração de 60 horas, na atenção primaria à saúde tanto na Unidade básica de saúde (UBS), quanto na Estratégia de saúde da família (ESF). O presente estudo evidencia a atuação apenas da ESF.

DISCUSSÃO: A integração dos estagiários de fisioterapia na equipe da ESF mostrou-se de grande relevância. Os agentes comunitários de saúde e a equipe multidisciplinar acolheram e facilitaram a participação dos estagiários, fornecendo recursos terapêuticos e encaminhando pacientes para atendimentos individuais e domiciliares. No entanto, foram enfrentados desafios relacionados à falta de compreensão por parte da comunidade, que ocasionalmente recusou o atendimento dos estagiários, dificultando nossos esforços na promoção da saúde e na prestação de cuidados. Além disso, com a falta de recursos fisioterapêuticos reduzindo o alcance de tratamentos, também tem a dificuldade dos agentes atenderem a população por meio da ESF por conta das áreas de difícil acesso, onde são divididos as áreas entres os agentes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estágio na ESF desempenha um papel fundamental na formação do fisioterapeuta. Vale ressaltar a importância de reconhecer que os futuros profissionais podem enfrentar obstáculos ao oferecer seus serviços, sendo necessária uma atenção especial à educação dos pacientes que não aceitam atendimentos domiciliares. E proporcionar recursos fisioterapêuticos para o melhor atendimento do paciente.


Palavras-chave


Relato. Estratégia de saúde da Família. Estágio.

Texto completo:

PDF