Desvendando o Marketing Digital: Realidade x Ilusão nos Anúncios de Ganho Fácil
Resumo
Marketing digital pode ser definido como a estratégia de promoção e divulgação de produtos, serviços ou marcas por meio de canais de comunicação online e ferramentas digitais (Neil Patel, 2023). Isso envolve a utilização de diversos canais, como mídias sociais, Email marketing, SEO, marketing de conteúdo e outras abordagens online para alcançar e envolver o público-alvo de forma eficaz. Além disso, o marketing digital é um campo em constante mudança e as empresas precisam estar preparadas para enfrentar os desafios que surgem a cada ano, sendo que o principal deles envolve a necessidade de personalização. Sendo assim, o principal objetivo deste resumo, é desmistificar a ideia de "ganho fácil" por meio de anúncios. O método utilizado foi o de pesquisas em sites e em redes sociais. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam experiências de compra personalizadas, o que torna a personalização um aspecto fundamental para o sucesso das empresas no ambiente digital. Em pesquisas nas redes sociais é possível identificar anúncios que prometem "ganho fácil" ou "riqueza rápida", ou seja, são prejudiciais e podem levar as pessoas a perderem dinheiro, além de faltarem com a ética. Alguns dos principais anúncios analisados, envolvem: esquemas de pirâmides, que promovem a ideia de que se pode ganhar muito dinheiro recrutando outras pessoas para se juntarem ao programa. Esses esquemas geralmente não têm um produto ou serviço real, e o dinheiro dos recrutados é usado para pagar os recrutadores anteriores. Outros anúncios relacionados, promovem a ideia de que é possível ficar rico rapidamente investindo em criptomoedas. Embora seja possível ganhar dinheiro com essas atividades, é importante entender que elas também envolvem riscos substanciais. Existem também anúncios que prometem ganhos financeiros por meio de blogs, marketing de afiliados, dropshipping, etc. Embora essas oportunidades possam ser legítimas, muitas vezes são exageradas e não revelam os desafios envolvidos. Tais exemplos são encontrados em plataformas de redes sociais como o Facebook, Instagram, YouTube, entre outros. Eles costumam mostrar pessoas supostamente bem-sucedidas exibindo seus ganhos e tendo um estilo de vida luxuoso para atrair a atenção do público que tem pouco conhecimento.
Palavras-chave
Marketing Digital. Plataformas Digitais. Anúncios Digitais.