CHATGPT E A RESOLUÇÃO DE UM EXERCÍCIO DE QUÍMICA ENVOLVENDO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES E QUANTIDADE DE MOLÉCULAS

Leonardo Augusto Natércio da SILVA, Ingrid Domene EUGENIO, Gustavo Bizarria GIBIN

Resumo


RESUMO: As tecnologias digitais (TD) têm conquistado espaços nos ambientes escolares, visto que podem proporcionar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Dentre as TD, o ChatGPT tem sido utilizado na resolução de exercícios, resumos de textos, entre outras atividades. Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo averiguar a veracidade da resposta fornecida pelo chat acerca de um exercício de Química que envolvia balanceamento de equações químicas e determinação da quantidade de moléculas. Assim, retirou-se um exercício de um livro didático aprovado no Programa Nacional do Livro Didático e o submeteu ao chat. Os dados fornecidos foram analisados e, notou-se que o ChatGPT apresentou dificuldades no balanceamento de equações químicas e nas relações matemáticas envolvidas. Tal fato alerta sobre a utilização dessa ferramenta na resolução de exercícios de Química que envolvam balanceamento de equações, bem como indica a necessidade da realização de mais pesquisas que visam averiguar suas contribuições no Ensino de Química e de outros conteúdos

Palavras-chave


Ensino de Química. Inteligência Artificial. Cálculos estequiométricos.

Texto completo:

PDF