UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DO CHATGPT NO ENSINO DE QUÍMICA PARA EXPLICAR O MODELO ATÔMICO DE BOHR

Talita Bernardi BARBOZA, Caio Murilo dos SANTOS, Gustavo Bizarria GIBIN

Resumo


As inteligências artificiais vêm ganhando destaque atualmente em diversas áreas, incluindo a educação. Com isso, o trabalho visa investigar o uso do ChatGPT como ferramenta de pesquisa no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, e a metodologia do trabalho consistiu em, primeiramente, solicitar ao chat uma explicação sobre o modelo atômico de Bohr para alunos do Ensino Médio, e posteriormente, analisar se a resposta está correta e coerente ao nível de ensino. O livro didático “Química Cidadã” dos autores Santos e Mól (2013) aprovado pelo PNLD foi a referência utilizada na análise para comparação. Os resultados mostraram que o ChatGPT apresenta alguns termos em uma linguagem mais técnica, não utiliza como referência modelos análogos aos científicos para a representação do átomo de Bohr, evidenciando uma limitação no uso de recursos visuais. A ausência de modelos análogos aos científicos no Ensino de Química, pode dificultar a aprendizagem dos alunos na compreensão das transformações ao nível submicroscópico.

Palavras-chave


Inteligência artificial. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Chatbot. Compreensão conceitual. Modelos atômicos.

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