O CONSUMO NA SOCIEDADE HODIERNA

Beatriz Jardim TRONCON, Gisele Caversan Beltrami MARCATO

Resumo


A presente pesquisa se utilizou de método dedutivo para perpassar pelos principais pontos da evolução do conceito de consumo e das Relações Consumeristas, desde o seu início, quando existiam apenas manifestações trazidas pela Constituição Federal, como, por exemplo, o artigo 5º, inciso XXXII, que dispõe sobre a defesa do consumidor ser de responsabilidade do Estado até a instalação de legislação específica para a matéria, o Código do Consumidor. Além dessas mudanças, também foi exposto que o conceito de consumo está em constante evolução, a fim de acompanhar a sociedade. Ademais, foram abordados alguns princípios constitucionais e consumeristas, relacionando-os com a relação de consumo na sociedade contemporânea. Foi elencado também que a propaganda e o marketing, bem como a internet, são fatores extremamente relevantes na influência do consumo, diferenciando este conceito de seu estado extremo: o consumismo

Palavras-chave


Consumo. Princípios. Marketing. Consumismo

Texto completo:

PDF