O ÊXITO NA IMPLANTAÇÃO DE NOVA ATIVIDADE PRODUTIVA EM COMUNIDADES RURAIS.
Resumo
O presente trabalho analisa a situação de êxito de uma nova atividade produtiva – a ovinocultura -
proposta por um programa governamental e implantada por produtores rurais com apoio de
extensionistas rurais em duas comunidades rurais. Estas comunidades se apresentam numa
trama de relações sociais com raízes em processos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos
e que desempenham um papel ainda pouco conhecido no êxito de nova atividade produtiva
implantada. Trata-se de uma abordagem mais sociológica do desenvolvimento à luz do enfoque
do capital social existente entre os implantadores com objetivo de investigar os fatores que
levaram uma comunidade a ter mais casos de êxito que a outra. Neste sentido, o estudo propôs:
(a) levantar a proposta e implementação do Subprograma de Ovinocultura; (b) caracterizar as
diferentes formas de apropriação da ovinocultura realizadas pelos grupos nos municípios
estudados; (c) compreender a influência do conhecimento no êxito da ovinocultura nos municípios
estudados; e (d) identificar a criação de instituições ligadas à ovinocultura nos municípios e
relacionar a participação dos implementadores com o êxito.A principal hipótese é a de algum
aspecto do capital social presente numa comunidade que não na outra influencia o êxito.
Metodologicamente, este trabalho fundamenta-se nos princípios teóricos indutivos, nos quais
buscou apreender um nível de realidade que não pôde ser quantificado e de elevada
complexidade. Tal complexidade pressupôs um maior detalhamento das relações dentro e entre
os indivíduos e instituições, bem como os intercâmbios que se processaram com o meio ambiente
nos quais estão inseridos. Ou seja, trabalhou-se com a lógica das relações entre os elementos de
um sistema para construir a pesquisa. Neste sentido, a abordagem mais qualitativa é adequada,
tanto no que diz respeito ao tratamento mais contextual do fenômeno estudado quanto no que
tange a sua operacionalização. O foco maior está centrado no contexto geral do fenômeno nos
grupos de produtores rurais de diferentes comunidades, cujo controle sobre eventos
comportamentais é pequeno, e com limites e contexto que podem ser percebidos por meio do uso
de múltiplas fontes de evidência (entrevistas, documentos, observações etc.) e também o foco
temporal histórico da pesquisa. Predomina a metodologia indutiva com abordagem mais qualitativa
e operacionalizada por entrevistas, análise de documentos e observação direta, onde as
evidências empíricas obtidas através das generalizações analíticas do caso contribuem para obter
respostas junto aos conceitos teóricos do capital social. Confrontou-se a visão das personagens
que permitiu, à luz do enfoque do referencial teórico levantar e interpretar alguns fatores
propulsores e restritivos a implantação da ovinocultura nos municípios estudados. Os grupos
apropriaram de forma diferente a nova atividade proposta, os conhecimentos e a experiência
existentes nos grupos bem como a organização e participação em instituições influenciam o êxito.
Concluiu-se, portanto, que a confiança, o conhecimento e o compromisso nas relações sociais foi
um fator importante no êxito da implantação da ovinocultura nas comunidades rurais estudadas e,
os indivíduos que adquiriram habilidades para o êxito eram os que estavam mobilizados.