CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Renata Picoli Takamori FUNADA

Resumo


Na sociedade atual o professor enfrenta diversas dificuldades no ensino aprendizagem. A ação de apreender a ler significa descobrir um mundo desconhecido, abrir portas e romper barreiras através da escrita e leitura. Desta forma, o trabalho proposto, tem por refletir sobre o papel da leitura na formação do professor de língua portuguesa. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em artigos publicados nos últimos anos (2018 a 2022). Quatro artigos foram selecionados para apontar a importância de aprimorar as práticas de leitura e escrita nos cursos de graduação, principalmente para os alunos de Letras. Notou-se ainda que o ensino de textos escritos controversos por alunos, conforme documentou no seu relatório de estágio, permite-nos abordar alguns dos desafios que os métodos de escrita colocam à prática docente e à formação de professores de português. O ser humano em sociedade tende a buscar ferramentas que oportunizem melhorar seus conhecimentos e desenvolvimento. Na contemporaneidade, essa tendência, dentre diferentes aspectos, está intimamente associada ao aprimoramento da escrita e leitura, uma vez de sermos uma sociedade letrada, assim como escolarizada. Os tempos atuais exigem isto, e cobra de forma irreversível do homem. Contudo, o a humanidade passou a dominar e solidificar os signos naturais, linguísticos, históricos que estão interligados a cultura, a sociedade em que ele vive e até mesmo a sua vida. A leitura é essencial e deve ser explorada com o professor em sala de aula, área interdisciplinar das humanidades que deve envolver o professor para que o conteúdo funcione de uma forma boa para o aprendizado do aluno. O processo de formação inicial do professor, que combina reflexão com teoria e prática, pode fornecer condições suficientes para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico dos alunos. Dessa forma, o presente estudo apresentou resultados satisfatórios para seu objetivo que foi refletir sobre o papel da leitura e da escrita na formação do professor de língua portuguesa. Pois se constatou que os estudos analisados a apontam a grande relevância do aprimoramento das práticas de leitura e escrita nos cursos de graduação de letras, além de proporcionará maior tato e criticidade no uso da linguagem dos alunos e na condução do trabalho envolvendo professores na área de letras. Além disso, é visível que as práticas de escrita na graduação oferta possibilidade de superar as dificuldades encontradas no ensino da escrita nas aulas de línguas. Por fim, este resumo busca contribuir como embasamento teórico para futuros estudos que visem o aprofundamento e reflexão sobre os impactos das práticas de leitura e escrita na formação docente.

Palavras-chave


Escola. Leitura. Docente

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