A METODOLOGIA ONBOARDING COMO ESTRATÉGIA PARA FORTALECIMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Felipe Andre MOTA

Resumo


Este artigo tem como finalidade abordar a importância da cultura organizacional como estratégia para atração e retenção de talentos. Uma cultura organizacional bem estruturada permite fortalecer a marca empregadora, gerar mais engajamento entre os colaboradores, favorece o clima organizacional, suscita o interesse cada vez mais nos futuros candidatos de querer fazer parte do quadro de colaboradores da empresa. Para tanto é necessário entender o que é a definição de cultura organizacional e como ela se inscreve no ambiente empresarial, bem como mostrar que uma cultura é desenhada a partir de comportamentos, nesse sentido ambos estão relacionados com a ética nas organizações, e a partir desse entendimento traçar uma estratégia de como implementar ações nas empresas para materializar e fortalecer a cultura organizacional. Dessa forma, é imprescindível que as organizações estejam atentas a esse movimento de transformações disruptivas, no sentido de que sejam mais flexíveis para se adaptarem a essas nova tendências, sobretudo com as novas tecnologias. A grande marca desse novo cenário de transformações velozes e intensas são a incerteza e a capacidade que a empresa tem de se adaptar frente a esses novos formatos. Contudo é relevante ponderar que por traz de toda a tecnologia e processos, estão o patrimônio mais importante de qualquer organização: as pessoas. Sendo assim, refletir e problematizar como se inscreve a cultura organizacional nesse contexto de intensas transformações, torna-se um importante aliado na gestão de pessoas.

Palavras-chave


Cultura Organizacional. Comportamento Organizacional. Onboarding.

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