Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Intertemas do Curso de Direito do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo, criada no ano de 1999, segue a política pedagógica do curso (graduação e pós-graduação) e tem como objetivo a divulgação e socialização da produção técnico científica de caráter interdisciplinar, através de sua publicação periódica.

A Política Editorial observa os seguintes pressupostos:

a) o conteúdo ético dos artigos, sendo aceitos apenas artigos que estejam em consonância com a dignidade da pessoa humana;

b) abordagem crítico-reflexiva da realidade e do conhecimento;

c) interação entre teoria e prática para atender a necessidade de transformação social.

As produções científicas relativas ao Direito na classificação concebida pela CAPES, estão enquadradas na categoria indicativa de qualidade “B”, referente ao âmbito de circulação nacional. Tal dado, de extrema relevância, nos permite a publicação de uma Revista voltada somente para a área jurídica, bem como nos possibilita alcançar novas fronteiras, fato que a torna importante instrumento de divulgação, tanto à sociedade como também aos estudiosos do direito.

Políticas de Seção

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para a publicação de artigos na revista será avaliada, inicialmente, pelos Editores.

Posteriormente, caso aprovado preliminarmente (desk review) o artigo será avaliado por dois pareceristas ad hoc, observando-se o critério double blind.

Caso haja divergência entre a avaliação realizada por esses pareceristas, o artigo será enviado a um terceiro parecerista.

A avaliação dos artigos considerará a sua adequação ao perfil da revista, bem como a observância de padrões acadêmico-científicos relativos ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

A avaliação poderá considerar o artigo aprovado, aprovado com a devida reformulação indicada pelo parecerista ou recusado.

O fluxo editorial poderá ser acompanhado pelo autor mediante acesso ao site da revista. Para tanto, deverá utilizar o login e a senha cadastrados ao realizar asubmissão do artigo.

Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação.

Em caso de textos produzidos por autores convidados, a análise dos artigos será realizada pela Comissão Editorial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.