Diretrizes para Autores
INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Orientações gerais sobre cadastro na Revista:
Cadastre-se no portal da revista através do link:
http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/INTERTEMAS/user/register
No final da página de cadastro, há a opção Cadastrar como. Nesse item você deve selecionar Autor
Em seguida, clique no botão Cadastrar.
Todos os autores deverão ser cadastrados na página da Revista e não serão cobradas taxas para submissão de artigos.
Orientações sobre a Política Editorial da Revista:
A REVISTA INTERTEMAS tem por meta publicar artigos científicos de natureza teórica, metodológica e técnica, artigos traduzidos e originados de pesquisas de iniciação científica e grupos de estudos.
Os artigos para publicação devem ser enviados exclusivamente à REVISTA INTERTEMAS, não sendo permitida a publicação simultânea a outro periódico, quer na íntegra ou parcialmente.
Os manuscritos poderão ser encaminhados nos seguintes idiomas: Português, Espanhol, Inglês.
ATENÇÃO: Entre os autores do artigo um deles, pelo menos, deve ser pós graduado.
O artigo será submetido ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da Revista e do cumprimento de exigências normativas.
Mediante a aprovação desta primeira etapa avaliativa o artigo será encaminhado, sem identificação, em sistema blind review, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores e dos autores serão mantidos em sigilo em todas as etapas do processo de avaliação.
A Revista entrará em contato com o autor principal do texto para comunicar o resultado da avaliação: aprovado ou rejeitado para publicação
A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres.
O encaminhamento do manuscrito, dos anexos e o preenchimento de todos os dados são de inteira responsabilidade do autor que está submetendo o texto.
Os autores também se responsabilizam pelas opiniões e os conceitos emitidos nos textos, bem como a exatidão e procedência das citações, não refletindo necessariamente a posição/opinião do Conselho Diretor e Conselho Editorial da Revista.
Os artigos enviados para publicação, serão analisados pela Comissão Editorial, por sistema de pares, assessorada por especialistas. Os autores são responsáveis pela adequação dos artigos às normas apresentadas e terão prazo de 15 dias para efetuarem as possíveis correções/alterações sugeridas pela Comissão Editorial.
Os autores dos trabalhos encaminhados para avaliação deverão assinalar sua concordância com a "Declaração de Direito Autoral" do CREATIVE COMMONS, o qual consta no Passo 1 da Submissão.
Ressalta-se que a Revista não cobra nenhum valor pela submissão ou publicação de artigos.
Orientações para a submissão de artigos: Acesse o sistema da Revista < <http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/INTERTEMAS/login> entre com seu login e senha. O ENVIO DE ARTIGOS DEVE OBSERVAR AS DIRETRIZES PARA AUTORES, A QUAL ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NO SEGUINTE ENDEREÇO 1. Na página de usuário clique em Autor. 2. Para enviar uma nova submissão clique no link abaixo da frase Iniciar uma nova submissão. 3. São apenas 4 passos para concluir sua submissão. 1º Passo - Início 1.1 Selecione a seção. 1.2 Marque todas as Condições de submissão 1.3 Salvar e continuar 2º passo - Inclusão de Metadados 2.1 Preencha corretamente os campos com os dados do autor. Caso o artigo tenha mais autores clique em Incluir Autor e preencha novamente os campos com os dados dos respectivos autores. 2.2 Preencha o campo Título e o campo Resumo (o resumo deve coincidir com o que está no arquivo do Word.doc). 2.3 Clique em Salvar e continuar 3º passo - Transferência do Manuscrito 3.1 Clique em Procurar, selecione o artigo e clique em Transferir. 3.2 Clique em Salvar e continuar O artigo NÃO deverá conter os dados de identificação dos autores. Estes dados devem estar somente na descrição dos metadados da submissão. 4° Passo - Confirmação da Submissão 4.1 Clique em Concluir em submissão. O artigo foi incluído no sistema e já estará em processo de avaliação. |
|
Diretrizes para formatação de ARTIGOS:
Os textos deverão ser submetidos em formato Word (.doc)
O corpo do artigo deverá conter:
- Título do trabalho: grafado em caixa alta, negrito, Times New Roman, tamanho 14 e centralizado;
- Resumo: após o título, separado por um espaço 1,5, dar início ao texto do resumo, grafando o título em negrito e caixa alta na mesma linha onde se dará o início do resumo. O resumo deve ser feito em espaço simples e justificado. O resumo, em português, deverá conter no máximo 200 palavras e deve apresentar o problema, a metodologia e fundamentação teórica do artigo.
- Palavras-chave: no máximo 5 (cinco) palavras, separadas entre si por ponto.
- Abstract e Keywords.
Recomenda-se uma revisão criteriosa no abstract e nas keywords, que devem seguir o resumo em português.
O artigo deverá conter: introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas. Todos os itens do artigo deverão ser numerados, em ordem crescente (ex: 1; 2; 2.1; 2.1.1;), a contar da Introdução até as Considerações finais.
As referências bibliográficas devem ser organizadas em ordem alfabética pelos sobrenomes dos autores, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e incluir apenas obras que foram citadas no artigo.
As citações devem ser feitas no sistema autor-data, pelo sobrenome do autor, seguido do ano a que a obra se refere e da página em que se encontra a citação (ex: KUPFER, 1998, p. 38);
Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas para explicações subsidiárias ao texto.
Para o texto do artigo:
- Fonte Times New Roman, tamanho 12,
- Espaçamento 1 ½,
- Parágrafo com recuo de 2,5 cm.
- Margens: esquerda e superior de 3,0 cm; margens: direita e inferior de 2,0cm.
O artigo deverá conter no mínimo 12 e no máximo 25 páginas, incluindo referências bibliográficas, tabelas, figuras e quadros; a folha de rosto não deve ser contada.