INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE DIREITO CONSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO MECANISMO DA PLENA CONSCIÊNCIA DA PRÁTICA DA CIDADANIA

Jacqueline Martins da SILVA, Renato Tinti HERBELLA

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir e justificar acerca da necessidade da inclusão de uma disciplina que aborde o conteúdo da Constituição Federal e sua história no ensino básico. Através de uma análise da história da educação, é possível perceber como foi um importante instrumento para manutenção e transformação da sociedade. Ao longo dos anos, de acordo com o contexto da época, a educação foi se modificando e sua democratização foi um grande avanço, abrindo para possibilidade de adquirir novas responsabilidades. Uma das mais importantes propostas da educação básica hoje é o desenvolvimento social pleno do indivíduo para prepará-lo para vida em sociedade, ou seja, torná-lo um cidadão consciente de suas responsabilidades em um Estado Democrático de Direito. A proposta citada, vem para que a essa função social da educação possa ser executada de forma efetiva e eficaz.

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