ESTUDOS ESTRATÉGICOS PARA FIDELIZAÇÃO DE MERCADO

Alinne Grazielle Barbosa Silva, Carolina Rodeguer, Paula Carrieri Pretti, Priscila Meneses Vialle, Andrea Marcia de Toledo Pennacchi

Resumo


No atual cenário de acirrada competição em que as empresas vivem, e no qual o
mundo globalizado exige constantes mudanças, os consumidores se tornam cada vez
mais exigentes e seletivos e as organizações que quiserem enfrentar a competição por
esses mercados - e vencer - precisam alocar todos os seus recursos e estabelecer
novas estratégias para se manterem lucrativas. Considerando que os clientes são os
recursos mais importantes que qualquer empresa possui, fica evidente que sem eles
uma empresa não consegue sobreviver e, portanto, atrair e manter consumidores é a
chave para o sucesso organizacional. As empresas precisam descobrir como atingir
seus mercados-alvo para, a partir daí, construírem uma estratégia com foco no cliente.
Atualmente, muitas delas estão se preocupando em construir relacionamentos
lucrativos e de longo prazo com seus consumidores, visando manter sua fidelidade.
Com os mercados cada vez mais agressivos e imprevisíveis, todos se preocupam em
aperfeiçoar ao máximo o uso de seus limitados recursos, aproximando-se mais
daqueles que irão comprar seus produtos ou serviços e criando soluções que
satisfaçam melhor suas necessidades e superem suas expectativas, levando-os à
fidelização. Pensando nisso, este trabalho tem o intuito de pesquisar as necessidades
que a clientela costuma ter em relação ao atendimento e verificar como os vendedores
estão, de maneira geral, relacionando-se com seu trabalho. A partir dos dados obtidos,
pretendemos então, mostrar os esforços que devem – e podem - ser desenvolvidos no
relacionamento compradores - vendedores e de que forma é possível aliar estratégias e
ações para ampliar a fidelização de mercado.
Palavras Chave: Atendimento personalizado. Fidelização. Motivação.

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