GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL: APLICABILIDADE E DIFERENCIAL COMPETITIVO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a Gestão pela Qualidade Total
(GQT) e as ferramentas e métodos utilizados para sua implantação. Busca
relacionar como as ferramentas administrativas - Mudança Organizacional,
Arquitetura Organizacional, Empowerment e Benchmarking - podem auxiliar no
desenvolvimento de um ambiente empresarial propício para a aplicação da Gestão
pela Qualidade Total. O trabalho descreve uma base conceitual a respeito do tema,
relatando aspectos históricos e princípios da GQT, que servirão como ponto de
partida para a análise de empresas que utilizam tal metodologia. Também apresenta
os principais estudiosos que criaram técnicas para o aperfeiçoamento da melhoria
contínua (Kaizen), e que, por isso, passaram a ser universalmente conhecidos como
gurus da qualidade. O aporte teórico explica os programas de Gestão pela
Qualidade Total – Normas ISO e 5S – que as organizações utilizam na padronização
de processos, produtos e serviços, a fim de alcançarem vantagem competitiva. O
trabalho, de caráter descritivo, realiza um levantamento de dados e posterior análise
na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e na Empresa Oliveira Silva Táxi
Aéreo, a fim de relatar como ocorre a aplicação da Gestão pela Qualidade Total,
quais os principais programas utilizados pelas empresas e quais foram as
modificações ocorridas. Entre os resultados encontrados, a pesquisa verificou que
para a implantação de um modelo de Gestão pela Qualidade Total, é fundamental a
cooperação entre as equipes de trabalho na busca de uma meta comum, a fim de
melhorar a qualidade dos produtos, serviços e processos.
Palavras-chave: Gestão pela Qualidade Total. Melhoria Contínua. Normas ISO. 5S.
Administração de Empresas.
(GQT) e as ferramentas e métodos utilizados para sua implantação. Busca
relacionar como as ferramentas administrativas - Mudança Organizacional,
Arquitetura Organizacional, Empowerment e Benchmarking - podem auxiliar no
desenvolvimento de um ambiente empresarial propício para a aplicação da Gestão
pela Qualidade Total. O trabalho descreve uma base conceitual a respeito do tema,
relatando aspectos históricos e princípios da GQT, que servirão como ponto de
partida para a análise de empresas que utilizam tal metodologia. Também apresenta
os principais estudiosos que criaram técnicas para o aperfeiçoamento da melhoria
contínua (Kaizen), e que, por isso, passaram a ser universalmente conhecidos como
gurus da qualidade. O aporte teórico explica os programas de Gestão pela
Qualidade Total – Normas ISO e 5S – que as organizações utilizam na padronização
de processos, produtos e serviços, a fim de alcançarem vantagem competitiva. O
trabalho, de caráter descritivo, realiza um levantamento de dados e posterior análise
na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e na Empresa Oliveira Silva Táxi
Aéreo, a fim de relatar como ocorre a aplicação da Gestão pela Qualidade Total,
quais os principais programas utilizados pelas empresas e quais foram as
modificações ocorridas. Entre os resultados encontrados, a pesquisa verificou que
para a implantação de um modelo de Gestão pela Qualidade Total, é fundamental a
cooperação entre as equipes de trabalho na busca de uma meta comum, a fim de
melhorar a qualidade dos produtos, serviços e processos.
Palavras-chave: Gestão pela Qualidade Total. Melhoria Contínua. Normas ISO. 5S.
Administração de Empresas.