MARKETING DE VAREJO: O AMBIENTE DAS FARMÁCIAS INDEPENDENTES SOB O PONTO DE VISTA DE SEUS GESTORES

Fernanda Braghin, Luís Gustavo Itami Higashibara, Mariana Ferreira de Freitas, Yara Aparecida Catuchi, Ronaldo Mancini

Resumo


O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, envolvendo
gestores de farmácias independentes localizadas na cidade de Presidente Prudente
– SP. O principal enfoque desta investigação foi a identificação dos principais
elementos de marketing de varejo associados à gestão de farmácias independentes,
bem como a identificação das principais variáveis que influenciam seu desempenho
tanto negativa quanto positivamente. O trabalho elaborado pode ser resumido em
três etapas. Inicialmente desenvolveu-se uma discussão teórica baseada em na
bibliografia pertinente ao objetivo da pesquisa; na segunda etapa houve a
construção de uma metodologia ideal que satisfizesse a investigação proposta;
culminando na aplicação de um questionário que foi distribuído junto aos gestores
das farmácias e por fim, a apresentação e análise dos resultados adquiridos com a
aplicação dos questionários. Nas considerações finais buscou-se de forma
seqüencial a abordagem dos pontos considerados mais importantes no que tange as
estratégias que os gestores das farmácias independentes utilizam para se manterem
em um mercado de concorrência acirrada, bem como a identificação de possíveis
oportunidades de negócio e sugestões de melhoria.
Palavras-chave: Farmácias independentes. Marketing de varejo. Gestores de
farmácias.

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