UM ESTUDO SOBRE AS SOLUÇÕES DE E-COMMERCE DISPONÍVEIS NA WEB PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Alan José Garcia Lima, Alex Rodrigo Brundani, Edson Luiz Perez Junior, Marcelo Bezerra de Menezes Hildebrand, Thiago Lopes Parrilha, Mário Augusto Andreta Carvalho

Resumo


Como a competição no mundo dos negócios está cada vez mais acirrada devido à
globalização, atualmente as empresas precisam identificar novas oportunidades de
negócios, para que elas possam sobreviver por mais tempo nesse cenário. A
Internet está revolucionando o mundo dos negócios, e está cada vez mais presente
na vida das pessoas, aumentando a cada dia o número de internautas em todo o
mundo. Devido a esse crescimento, muitas empresas conseguiram visualizar uma
nova oportunidade de negócio, que ficou conhecido como e-commerce (comércio
eletrônico), que vem crescendo a cada dia e despertando o interesse dos
empresários, que se empenham em acompanhar essa nova tendência de mercado.
Hoje em dia é possível encontrar na internet desde calçados, materiais esportivos,
livros, até mesmo passagens aéreas entre outros. Com tanta facilidade,
comodidade, esse novo tipo de comércio vem gerando grandes expectativas nos
empresários e consumidores de todo o mundo. O que antes era privilégio das
grandes empresas, hoje, graças a empresas como a Loja Mestre (empresa de
soluções de e-commerce) empresas de qualquer porte podem fazer uso desse tipo
de serviço. Para a realização desse trabalho, foram efetuadas pesquisas na web,
com o intuito de conhecer melhor essas empresas que oferecem soluções de ecommerce,
como também verificar a viabilidade de implantação de um projeto de ecommerce
para uma empresa de pequeno porte que atua no ramo de venda de
materiais esportivos. Com base nas pesquisas, concluiu-se que há uma grande
oportunidade de colocar a empresa no e-commerce. Para realizar esse propósito
foram analisadas algumas propostas, e a partir de então foi identificado um plano
ótimo de e-commerce, levando em consideração as necessidades identificadas na
empresa. Os requisitos relevantes para essa escolha foram as variáveis: preço,
serviços oferecidos, credibilidade da empresa, tempo de mercado, entre outros.
Ingressar no comércio eletrônico pode não significar apenas um aproveitamento de
oportunidade, mas sim uma implementação de sobrevivência.
Palavras-chave: E-commerce. Internet. Empresas de pequeno porte. Soluções de
e-commerce. Web. Globalização.

Texto completo:

PDF