UMA ANÁLISE DOS MODELOS PORTERIANOS APLICADO NO SETOR DE MATERIAL ESPORTIVO
Resumo
Para que uma empresa consiga obter êxito na implementação de estratégias, devese
analisar seus pontos fortes e seus pontos fracos, sob um ponto de vista crítico e à
luz do pensamento estratégico. Tendo isto como pressuposto e a partir de processos
articulados de planejamento e desenvolvimento de estratégias, a empresa pode
melhor se posicionar em relação aos seus concorrentes. Este estudo tem como
objetivo verificar qual o potencial de lucratividade de um setor e o reflexo do
posicionamento competitivo na lucratividade em um grupo de empresas do setor de
material esportivo. Utilizando como base o modelo das cinco forças apresentado por
PORTER (1980): Poder de barganha dos fornecedores, Poder de barganha dos
compradores, Ameaça de novos entrantes, Ameaças de substitutos e Rivalidade
entre as empresas do setor, foram levantados, na literatura relacionada ao tema,
indicadores que possam avaliar as cinco forças descritas pelo autor. Em seguida, foi
desenvolvido um levantamento de dados a partir de dados secundários, em
empresas do setor de material esportivo (que envolvem basicamente cinco grandes
categorias: vestuários, calçados, óculos, equipamentos têxteis/metal e equipamento
de transporte) com o objetivo de avaliar os mecanismos pelos quais as forças
competitivas afetam o nível de lucratividade destas empresas e no setor; bem como
o impacto do posicionamento competitivo na rentabilidade destas empresas. Como
fontes de dados foram utilizados os relatórios 10-k apresentados pelas empresas.
Estes relatórios são de periodicidade anual e apresentam um conjunto de
informações financeiras e de mercado, exigido por empresas que tem suas ações
negociadas na NYSE (New York Stocks and Exchange). Os dados foram tratados a
partir da análise estatística desenvolvida com o software SPSS (Statistic Package for
Social Sciences). Como resultado da pesquisa, foi verificado que existe um alto nível
de correlação entre a estrutura do setor, o posicionamento competitivo escolhido
pela empresa e os resultados apresentados por ela. Desta forma, fica comprovado o
modelo ECD (Estrutura – Conduta – Desempenho) que é a abordagem conceitual
básica que permeia o modelo porteriano.
Palavras-Chaves: Estratégia, Vantagem Competitiva, Tipologias.
analisar seus pontos fortes e seus pontos fracos, sob um ponto de vista crítico e à
luz do pensamento estratégico. Tendo isto como pressuposto e a partir de processos
articulados de planejamento e desenvolvimento de estratégias, a empresa pode
melhor se posicionar em relação aos seus concorrentes. Este estudo tem como
objetivo verificar qual o potencial de lucratividade de um setor e o reflexo do
posicionamento competitivo na lucratividade em um grupo de empresas do setor de
material esportivo. Utilizando como base o modelo das cinco forças apresentado por
PORTER (1980): Poder de barganha dos fornecedores, Poder de barganha dos
compradores, Ameaça de novos entrantes, Ameaças de substitutos e Rivalidade
entre as empresas do setor, foram levantados, na literatura relacionada ao tema,
indicadores que possam avaliar as cinco forças descritas pelo autor. Em seguida, foi
desenvolvido um levantamento de dados a partir de dados secundários, em
empresas do setor de material esportivo (que envolvem basicamente cinco grandes
categorias: vestuários, calçados, óculos, equipamentos têxteis/metal e equipamento
de transporte) com o objetivo de avaliar os mecanismos pelos quais as forças
competitivas afetam o nível de lucratividade destas empresas e no setor; bem como
o impacto do posicionamento competitivo na rentabilidade destas empresas. Como
fontes de dados foram utilizados os relatórios 10-k apresentados pelas empresas.
Estes relatórios são de periodicidade anual e apresentam um conjunto de
informações financeiras e de mercado, exigido por empresas que tem suas ações
negociadas na NYSE (New York Stocks and Exchange). Os dados foram tratados a
partir da análise estatística desenvolvida com o software SPSS (Statistic Package for
Social Sciences). Como resultado da pesquisa, foi verificado que existe um alto nível
de correlação entre a estrutura do setor, o posicionamento competitivo escolhido
pela empresa e os resultados apresentados por ela. Desta forma, fica comprovado o
modelo ECD (Estrutura – Conduta – Desempenho) que é a abordagem conceitual
básica que permeia o modelo porteriano.
Palavras-Chaves: Estratégia, Vantagem Competitiva, Tipologias.