ANÁLISE CUSTO-VOLUME-LUCRO APLICADA EM UM POSTO DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS

José Carlos Cavalcante Júnior, Marcos Vinicius de Moraes Hondo

Resumo


Atualmente vivemos em uma economia cada vez mais globalizada, complexa e
com uma alta competitividade, onde, a performance nos custos das empresas
torna-se uma meta crucial para a sobrevivência das mesmas. Pensando desta
maneira, este trabalho foi desenvolvido em uma empresa do ramo de
comercialização de combustíveis, que além de vender quatro tipos desses
produtos, também presta outros serviços e possui uma loja de conveniência. O
objetivo principal do trabalho foi utilizar a ferramenta Análise Custo-Volume-
Lucro no período de 2006 a fim de proporcionar aos administradores da
empresa informações para uma melhor tomada de decisão. Para que
pudéssemos atingir os objetivos deste estudo, foi necessário seguir um método
de pesquisa, onde, o método de investigação foi o descritivo, desenvolvendose
como estudo de caso. Inicialmente realizou uma ampla revisão da literatura
de custos, em seguida levantou-se os dados contábeis da empresa referentes
ao período de 2006, posteriormente foram realizados os cálculos do ponto de
equilíbrio, margem de segurança, grau de alavancagem, bem como uma
análise do resultado dos mesmos. O trabalho teve algumas limitações, a
principal delas foi a de considerar apenas os combustíveis nos cálculos,
excluindo assim estudos mais aprofundados com relação aos outros serviços
prestados pela empresa, como a loja de conveniência. Desta forma,
analisamos quais combustíveis geram maiores margens de contribuição para a
empresa e como cada um contribui na formação do lucro. Após os cálculos, em
planilha Excel, foram elaborados gráficos para melhor visualizar o
comportamento das vendas, da margem de contribuição, do ponto de
equilíbrio, entre outros indicadores efetuados. O trabalho é finalizado com uma
série de simulações tendo como parâmetro de comparação um posto de
combustível modelo com um volume mensal de 120.000 litros vendidos, no
qual as simulações envolveram as variáveis da Análise Custo-Volume-Lucro,
sendo: alteração do volume de vendas, no preço de venda e de compra e nas
despesas fixas. Contudo, concluiu-se que a empresa vem operando com
margens baixas de lucro, próximo ao ponto de equilíbrio, onde a solução mais
viável dentro da ótica da Análise Custo-Volume-Lucro seria aumentar o volume
de vendas, já que o preço é imposto pelo mercado altamente competitivo, os
preços de aquisição da mercadoria têm baixo poder de negociação junto às
distribuidoras e a estrutura de despesas fixas já está operando com poucas
condições de redução. Para que ela possa reverter esta situação, sugerimos
que um plano de marketing focado mais na fidelização dos atuais clientes,
visando principalmente o aumento do volume das vendas.

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