CULTURA E PODER ALINHADOS AOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Laurindo Antonio Zago, Luiz Carlos da Silva Júnior, Marcelo Zago Júnior, Alexandre Hideo Sassaki

Resumo


O presente trabalho analisa a relação entre poder, pressão, cultura e resultados
organizacionais. O tema da pesquisa está inserido no campo de Recursos Humanos.
Fez uso das teorias de Karl Marx acerca do surgimento do trabalho como
mercadoria cuja propriedade fundamental é criar valor - mais-valia - em sua
utilização e analisa até que ponto o princípio da mais valia é atual; da teoria de
Michel Foucault acerca do Panóptico que ao analisar instituições como presídios,
estuda a estrutura projetada por Benthan chamada Panóptico, cujo princípio básico
é exercer o poder através da visibilidade. Utilizou-se também de um estudo de caso,
por meio de visitas, entrevistas e material impresso fornecido pela empresa, para
verificação da pratica administrativa no que concerne a controle de recursos
humanos através da cultura organizacional. O trabalho verificou que a cultura
alinhada ao poder e pressão é a melhor forma de otimizar resultados da empresa,
bem como o grande desafio do administrador que deve conduzir a cultura na direção
dos objetivos organizacionais. A pesquisa identificou que o princípio do panoptismo
é subjacente ao mundo do trabalho – talvez sendo utilizado até de forma
inconsciente - e que possibilita o direcionamento da cultura em busca de melhores
resultados.
Palavras-chave: Cultura e poder. Visibilidade. Panoptismo. Controle. Trabalho.

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