DISLEXIA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA: EQUIPARAR PARA GARANTIR DIREITOS

Nathalia Ghiraldelo YARAIAN

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de discutir a possibilidade da equiparação da pessoa disléxica à pessoa com deficiência. Desta forma, analisou-se por meio de pesquisa bibliográfica textos de lei e doutrinas, a problemática e a possível solução para a falta de parâmetros legais de direitos e garantias para o disléxico. A falta de leis resulta em desamparos e ausência de orientações para o devido tratamento e apoio a este grupo de pessoas. Atualmente, o número de crianças, adolescentes e adultos que são detectados com dislexia, através das avaliações multidisciplinares, demostram a necessidade de se estabelecer pelo menos uma equiparação legal à pessoa com deficiência, viabilizando a concessão de direitos, o reconhecimento de deveres e, para que a sociedade, e especificamente as escolas e universidades, possam realizar o devido acompanhamento, de acordo com a dificuldade e necessidade de cada disléxico.

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