NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DO ECONOMISTA A PARTIR DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DE PRESIDENTE PRUDENTE (2004).

Elizângela Cristina Gomes de Souza, Sandro Bertolli

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar a formação do economista no curso de Ciências
Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente
(FCEAPP). O mundo tem passado por um processo de mudança bastante intenso nas quatro
últimas décadas, caracterizado por transformações significativas tanto nas esferas produtivas,
quanto no mercado financeiro. Essas mudanças são, por um lado, decorrentes da evolução
técnica e científica, incorporadas ao processo produtivo e, por outro, resultado de novas técnicas
organizacionais que têm revolucionado a base de sustentação da estrutura produtiva mundial.
Como conseqüência, impõem-se novos conhecimentos que não devem ser negligenciados pelo
profissional das Ciências Econômicas. Esses novos contextos exigem, quanto à formação do
economista, uma postura idealizadora e referenciada na capacidade de enfrentar novos desafios
reais que surgem a cada dia e a cada momento e, também, determinam o ritmo das
transformações recorrentes. Assim, a formação de profissionais com esse perfil exige intenso
trabalho de aprendizado e reflexão sobre as dinâmicas das economias de mercado, tanto da
brasileira, como da região em que a instituição formadora se insere. O estudo da teoria
econômica, da história, de métodos quantitativos, dos aspectos institucionais que regulam os
setores público e privado, devem ser articulados ao longo de um curso de graduação na área de
Ciências Econômicas. Porém, enfrenta-se hoje no país uma realidade de esvaziamento da
profissão, de queda da procura por economistas no mercado de trabalho e de queda na procura
pelos cursos de graduação em Ciências Econômicas. Isso obriga a se repensar qual o tipo de
formação acadêmica deve ser destinada a esse profissional, especialmente sobre o impacto do
processo de globalização, de aberturas dos mercados e de mudanças tecnológicas e de
inovações aceleradas. Partindo-se dessa conjuntura, buscando contextualizar o objeto de estudo,
fez-se uma leitura dos projetos pedagógicos de 1999, 2002 e 2004 do curso de Ciências
Econômicas da FCEAPP no que tange à grade curricular, objetivo, perfil desejado e
competências/habilidades requeridas para o egresso. Assim, além de material bibliográfico de
fonte secundária, foi utilizada pesquisa de campo envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos,
procurando-se levantar, na concepção do discente, o nível de formação oferecido pela instituição
no que diz respeito ao que é atribuído para sua formação em nível geral (diretrizes curriculares) e
específico de cada curso (projeto pedagógico). Para tanto foi utilizado um questionário que foi
aplicado junto a uma amostra das turmas avaliadas. O resultado da pesquisa evidenciou de uma
forma geral que eles, os discentes, percebem que estão bem preparados nas áreas teórica,
histórica e quantitativa. Porém, o foco do curso e a maioria das competências e habilidades
direcionadas com esse foco não tiveram a ênfase necessária para torná-los aptos a exercer as
atribuições da profissão de economista.

Palavras-chave


Formação do Economista. Projeto Pedagógico Para o Curso de Economia.

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