POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇAO DE LEITORES EM UMA ESCOLA DE SÉRIES INICIAIS DE PRESIDENTE PRUDENTE
Resumo
O projeto: “Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada” desenvolve
atividades e ações voltadas diretamente aos alunos e professores das séries iniciais da EMEIF
Carmem Pereira Delfim que participam semanalmente, na biblioteca escolar, de atividades de “Hora
do Conto”, ouvindo, interpretando e produzindo texto escrito sobre a história contada, além de
aprenderem como funciona a biblioteca e retirarem livros infantis. Paralelamente às atividades
desenvolvidas com as crianças, há um programa de orientação para os professores desta instituição,
para o trabalho com leitura e literatura infantil. O primordial é multiplicar e disseminar a metodologia da
formação do gosto pela leitura para o dia-a-dia da escola pública, fazendo com que o professor reflita
e dê importância a sua história de leitor e, conseqüentemente, valorize as atividades e o ensino da
leitura em séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir deste ano, serão desenvolvidas com os
alunos, atividades mensais na biblioteca do campus universitário da UNESP. Desta forma, amplia-se a
participação destas crianças nos espaços sociais de acesso aos livros e à leitura. Objetivo da
investigação: Os objetivos gerais consistem em formar o leitor autônomo (alunos e professores),
através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade e da formação do gosto pela leitura,
contribuindo para a construção de uma cidadania plena. Buscamos explorar o espaço da biblioteca,
estimulando o uso e o gosto pela literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor,
bem como o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as
possibilidades de leitura e expandindo a interpretação de textos escritos para diferentes campos de
linguagem (teatro, artes, música, etc.). Metodologia: Primeiramente escolhemos uma história, de
acordo com a faixa etária da turma e uma técnica para contá-la (fantoche, livro, flanelógrafo, etc).
Narramos a história com o intuito de despertar o interesse do ouvinte e, posteriormente, realizamos a
discussão e interpretação crítica da mesma, afim de que as crianças percebem a ideologia emanada.
Por fim, propomos a elaboração de uma produção textual acerca de todo o contexto trabalhado.
Principais resultados: Este projeto está sendo desenvolvido desde o ano de 2004, na intenção de
mudar, principalmente, a concepção de biblioteca que ronda a escola. Buscamos fazer dela um
espaço de leitura e não somente de consulta a livros para pesquisa. Assim, organizamos a biblioteca
com acervo de livros infantis e teorias sobre literatura infantil e leitura, bem como materiais plásticos
(lápis de cor, tintas, sucata, fantasias, papéis, etc), possibilitando que as crianças possam interpretar
histórias, produzir textos, ler outros livros confortavelmente em cadeiras e almofadões ou utilizando-se
do computador. Uma das maiores conquistas de nossa pesquisa é que o número de leitores assíduos
da biblioteca aumentou significativamente, segundo a bibliotecária.