POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇAO DE LEITORES EM UMA ESCOLA DE SÉRIES INICIAIS DE PRESIDENTE PRUDENTE

Priscila Cristina Vieira de Castro, Renata Junqueira de Souza, Ana Cláudia Souza, Grazielle Campos de Souza

Resumo


O projeto: “Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada” desenvolve

atividades e ações voltadas diretamente aos alunos e professores das séries iniciais da EMEIF

Carmem Pereira Delfim que participam semanalmente, na biblioteca escolar, de atividades de “Hora

do Conto”, ouvindo, interpretando e produzindo texto escrito sobre a história contada, além de

aprenderem como funciona a biblioteca e retirarem livros infantis. Paralelamente às atividades

desenvolvidas com as crianças, há um programa de orientação para os professores desta instituição,

para o trabalho com leitura e literatura infantil. O primordial é multiplicar e disseminar a metodologia da

formação do gosto pela leitura para o dia-a-dia da escola pública, fazendo com que o professor reflita

e dê importância a sua história de leitor e, conseqüentemente, valorize as atividades e o ensino da

leitura em séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir deste ano, serão desenvolvidas com os

alunos, atividades mensais na biblioteca do campus universitário da UNESP. Desta forma, amplia-se a

participação destas crianças nos espaços sociais de acesso aos livros e à leitura. Objetivo da

investigação: Os objetivos gerais consistem em formar o leitor autônomo (alunos e professores),

através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade e da formação do gosto pela leitura,

contribuindo para a construção de uma cidadania plena. Buscamos explorar o espaço da biblioteca,

estimulando o uso e o gosto pela literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor,

bem como o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as

possibilidades de leitura e expandindo a interpretação de textos escritos para diferentes campos de

linguagem (teatro, artes, música, etc.). Metodologia: Primeiramente escolhemos uma história, de

acordo com a faixa etária da turma e uma técnica para contá-la (fantoche, livro, flanelógrafo, etc).

Narramos a história com o intuito de despertar o interesse do ouvinte e, posteriormente, realizamos a

discussão e interpretação crítica da mesma, afim de que as crianças percebem a ideologia emanada.

Por fim, propomos a elaboração de uma produção textual acerca de todo o contexto trabalhado.

Principais resultados: Este projeto está sendo desenvolvido desde o ano de 2004, na intenção de

mudar, principalmente, a concepção de biblioteca que ronda a escola. Buscamos fazer dela um

espaço de leitura e não somente de consulta a livros para pesquisa. Assim, organizamos a biblioteca

com acervo de livros infantis e teorias sobre literatura infantil e leitura, bem como materiais plásticos

(lápis de cor, tintas, sucata, fantasias, papéis, etc), possibilitando que as crianças possam interpretar

histórias, produzir textos, ler outros livros confortavelmente em cadeiras e almofadões ou utilizando-se

do computador. Uma das maiores conquistas de nossa pesquisa é que o número de leitores assíduos

da biblioteca aumentou significativamente, segundo a bibliotecária.


Palavras-chave


Literatura Infantil. Formação de professores e alunos leitores. Políticas públicas.

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