ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS NA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL
Resumo
A educação inclusiva representa um compromisso com a justiça social e a promoção de oportunidades iguais. Ao assegurar que os alunos tenham acesso à aprendizagem e ao desenvolvimento de suas potencialidades, essa abordagem contribui para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e plural. Este artigo teve como objetivo geral analisar como a gestão de pessoas pode melhorar a capacitação de educadores para a educação inclusiva, tornando o ensino mais acessível e equitativo. Já os objetivos específicos são: identificar desafios enfrentados pelos professores na inclusão e estudar estratégias de gestão de pessoas para a formação docente. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, descritiva e explicativa. A metodologia do estudo está estruturada com pesquisa bibliográfica e documental, consiste em uma revisão teórica e documental sobre educação inclusiva, políticas públicas, formação docente e gestão escolar. São analisados artigos científicos, livros, dissertações, teses e relatórios institucionais. Como principais resultados a pesquisa revelou que a capacitação docente para a inclusão vai além do conhecimento sobre deficiências, exigindo uma postura reflexiva e metodologias inovadoras. Programas de formação continuada que integrem teoria e prática são fundamentais para garantir um ensino acessível a todos (Luz, 2017). Presume-se que a inclusão educacional representa um compromisso ético e legal das instituições de ensino com a valorização das diferenças e com a promoção de uma educação de qualidade para todos (Luck, 2019).
Palavras-chave
Educação inclusiva; Gestão de pessoas; Capacitação de educadores.