DA TEORIA A PRÁTICA: OS VERDADEIROS DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS
Resumo
Quando falamos em Inclusão logo pensamos em acolher, a inclusão social é o processo de assegurar o acesso de todas as pessoas a seus direitos e garantir que todas as elas tenham valor, respeito e oportunidades na sociedade independente de sua raça, gênero, deficiência. Quando levamos a inclusão para dentro das escolas estamos promovendo um ambiente educacional para todos, pois, existe uma expectativa de que a escola seja um ambiente acolhedor e inclusivo, que todos tem o “direito” à educação isso é inegável , porém é preciso ter ciência e compreender de fato sobre o atendimento desta inclusão, será que, o que presenciamos nos ambientes escolares hoje atende uma inclusão ou acaba de alguma forma gerando uma exclusão? Muitas vezes se esquece de que a inclusão vai além de acessibilidades, rampas e banheiros adaptados. Os estudantes necessitam de formação adequada dos educadores, adaptação no currículo, na estrutura do ambiente escolar, recursos apropriados, materiais, imobiliário adequados, envolvimento familiar, práticas pedagógicas inclusivas e principalmente acompanhamento. Durante minha atuação como estagiária vivenciei momentos de exclusão para se atender “a inclusão”, professores sem apoio, sem um AEE (Atendimento educacional especializado), o PEI (Plano Educacional individualizado), tendo o professor por si só ter que dar conta, profissionais sobrecarregados e carregando sozinhos uma demanda tão complexa pois para atender a demanda individual de uma criança autista, a professora via-se na difícil posição de ter que deixar o restante da sala de lado , prejudicando o aprendizado dos demais alunos. A inclusão é um trabalho minucioso, cauteloso que envolve toda a escola desde a entrada até o momento de saída do estudante, isso se faz muito necessário, é fundamental que a educação de uma forma geral compreenda e oferte suporte necessário para que essa inclusão de fato aconteça. A família com razão exige a presença da criança na escola , mas, por outro lado não se tem cobrança de um ensino de qualidade o qual também é de seu direito, o incentivo e a empatia pelos outros é necessário pois promove o respeito pelas diferenças, é nesse sentido que envolve todos que fazem parte do ambiente escolar e ira fazer parte da história de vida desse indivíduo, mas para a evolução desse estudante acontecer é importante que se tenha um envolvimento por completo, é prestar atenção no que lhe falta, é colocar-se diante do estudante e no lugar dele, o barulho, a estrutura, a alimentação não está adequada ainda para atender e garantir a participação plena de todos os alunos , a estrutura de nossas escolas não atende as demandas de uma educação inclusiva, falta conhecimento, formação continuada e especializadas, participação da família, enfim; falta seriedade e cuidado. Enquanto não forem implementadas estratégias, organizar ações políticas, pedagógicas, culturais, a inclusão continuará sendo um ideal distante praticado pela metade gerando mais exclusão do que acolhimento. Diante de tudo que foi exposto é preciso que a sociedade, gestores, instituições de ensino se mobilizem para que torne a inclusão uma prática digna e justa para todos.