RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO AEE: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Renata Picoli

Resumo


Este trabalho é recorte de dissertação de mestrado, cujo objeto de estudo foram recursos educacionais digitais para os processos formativos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa utilizou metodologia autoetnográfica, na qual a pesquisadora principal, também professora de AEE, coletou dados mediante observações diárias, registros reflexivos e descrições na Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Este trabalho objetiva apresentar como o uso dos jogos educativos Math Garden, Scrapbook e Hagáquê no contexto do AEE contribuiu para o desenvolvimento cognitivo, comunicativo e social de crianças com autismo, promovendo inclusão e respeito às suas singularidades. O Math Garden foi utilizado em atividades matemáticas interativas que estimularam raciocínio lógico, atenção sustentada e resolução de problemas, com desafios ajustados e feedback instantâneo, resultando em maior engajamento e desempenho acadêmico em tarefas numéricas. Com o Scrapbook, os estudantes criaram álbuns digitais que favoreceram a expressão afetiva, autoestima, identidade e comunicação visual. O Hagáquê serviu para a construção colaborativa de histórias em quadrinhos, incentivando a cooperação, a organização do pensamento e a interação social. Os achados revelam que essas ferramentas, inseridas em um contexto interdisciplinar, potencializam práticas pedagógicas e promovem um suporte educativo integrado e centrado na criança.

Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado; Transtorno do Espectro Autista; TEA; Recursos educacionais digitais.

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