EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ENTENDENDO A ATIVIDADE FÍSICA E O EXERCÍCIO FÍSICO

Iara Leticia de Moura Machado, Isabela Cristina Duarte Araujo, Lorrayne da Cruz Pereira Figueira

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação em saúde na Atenção Primária é essencial para promover hábitos saudáveis e prevenir doenças crônicas, especialmente entre idosos. Diferenciar os conceitos de atividade física (movimento corporal do cotidiano) e exercício físico (prática estruturada) é crucial para promover autonomia, prevenir quedas e melhorar a funcionalidade. Este estudo avaliou o impacto de uma intervenção educativo-prática no conhecimento de idosos sobre esses temas. MÉTODOS: Estudo quase-experimental realizado com um grupo de idosos de uma Estratégia Saúde da Família. Foi aplicado um questionário de 8 questões de múltipla escolha para avaliar o conhecimento pré e pós-intervenção. A intervenção, na semana 2, consistiu em uma sessão teórico-prática com estações (aeróbico, fortalecimento muscular, funcional, equilíbrio e alongamento), dinâmica interativa e entrega de cartilha educativa. RESULTADOS: Participaram da fase pré-intervenção 22 idosos (média de acertos: 53,96%). Na pós-intervenção, houve 16 participantes (média de acertos: 60,18%), indicando uma melhora de 6,22 pontos percentuais no desempenho médio do grupo, apesar da perda amostral. CONCLUSÃO: A intervenção mostrou-se eficaz na ampliação do conhecimento dos idosos, demonstrando o valor de estratégias ativas e práticas na educação em saúde. A melhora nos escores sugere que a abordagem teórico-prática facilita a assimilação de conceitos essenciais para o autocuidado e o envelhecimento ativo, embora a adesão e a retenção de informações específicas, permaneçam como desafios a serem superados com ações contínuas.

Palavras-chave


educação em saúde; exercício físico; atenção primária; idoso; fisioterapia.

Texto completo:

PDF PDF