A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O APERFEIÇOAMENTO NO MONITORAMENTO DO USO DA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA
Resumo
O objetivo desta investigação é observar como a inteligência artificial pode se tornar instrumento essencial para a melhoria e eficácia do monitoramento eletrônico de regimes prisionais mais brandos, abordando sobre a sua a história da tornozeleira eletrônica e sua funcionalidade.
Ao passar dos anos a IA vem cada vez mais se destacando. Com isso operá-la no direito é essencial, principalmente se tratando de questões e segurança pública. Nesse cenário, a inteligência artificial pode se tornar uma forte aliada do poder público, como no sistema judiciário, para aprimoramento de medidas públicas já existentes.
A utilização da IA para aperfeiçoamento de funções de localização, precisão e eficácia da tornozeleira eletrônica é fundamental para ofertar mais segurança, pois resultaria em uma intervenção mínima de policiais, face o alerta e conhecimento prévio a respeito do local e momento do comportamento anormal, e, até mesmo, a prevenção desse comportamento e sua inibição antes de qualquer risco a sociedade.
Adiante, o assunto versa sobre o desafio inerente a essa tecnologia, como, considerar questões éticas, sendo elas a privacidade do reeducando, liberdade e a estigmatização social que poderia ser um rótulo para o afastamento social.