VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Juliana Aparecida Matias Zechi, Alberto Albuquerque Gomes

Resumo


Os fenômenos de violência e indisciplina em ambiente escolar têm preocupado a sociedade

brasileira. Assim, buscando compreender esses fenômenos e avaliar as principais questões em

torno das quais desenvolveram-se as análises sobre violência e indisciplina, propusemos realizar

um balanço das pesquisas sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período

de 1990 a 2003. Tivemos como objetivos avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção

acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, assim como, verificar como

essas temáticas têm sido diferenciadas, definidas e explicadas em diferentes abordagens teóricas

e quais metodologias e procedimentos estão sendo utilizados para seu estudo. Para a realização

desta pesquisa fizemos um levantamento bibliográfico de estudos publicados nos principais

periódicos científicos na área de Educação no período de 1990 a 2003 que abordaram as

temáticas da violência e indisciplina no ambiente escolar. Posteriormente realizamos uma análise

quantitativa e qualitativa dos artigos, considerando: a quantidade da produção, os referenciais

teóricos adotados, os autores mais citados, tipo de trabalho apresentado, as concepções do autor

sobre o tema, entre elas, as definições de violência e indisciplina empregadas, suas causas e as

possíveis soluções apresentadas. Os resultados constatam que a produção de pesquisas na área

é ainda incipiente e suas publicações são recentes, porém já descrevem um quadro importante do

fenômeno no Brasil. Encontramos publicados nesse período trinta e um artigos sobre essas

temáticas, sendo a maioria, vinte e cinco deles, publicados a partir de 1998. Há pouca pesquisa

empírica, a maioria dos textos são análises teóricas do tema. Dos artigos analisados, 13 dedicamse

exclusivamente à análise teórica do tema, 11 relatam resultados de pesquisas empíricas, 4

referem-se à revisão bibliográfica e análise de resultados de estudos sobre o tema e 1 estudo de

caso. Dentre os artigos pesquisados, o tema que mais se encontra em debate é o da violência em

meio escolar, porém a questão da indisciplina também tem preocupado os estudiosos nos últimos

anos e é possível verificarmos estudos sobre indisciplina escolar imbricados à temática da

violência escolar. Por se tratar de um objeto de pesquisa ainda em construção, observamos que

as abordagens teóricas são difusas; no entanto, os estudos sobre violência e indisciplina escolar,

em sua maioria, têm uma abordagem sociológica. Percebemos nos artigos analisados, que a

violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a

violência social, analisando a influência da marginalidade na dinâmica escolar das instituições

situadas em bairros de periferia e as relações sociais entre os pares no interior das escolas

marcadas por violências e incivilidades ocasionadas por diferenças socioeconômicas e culturais;

como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolares

inadequadas.


Palavras-chave


Violência escolar. Indisciplina escolar. Exclusão escolar.

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