VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Resumo
Os fenômenos de violência e indisciplina em ambiente escolar têm preocupado a sociedade
brasileira. Assim, buscando compreender esses fenômenos e avaliar as principais questões em
torno das quais desenvolveram-se as análises sobre violência e indisciplina, propusemos realizar
um balanço das pesquisas sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período
de 1990 a 2003. Tivemos como objetivos avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção
acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, assim como, verificar como
essas temáticas têm sido diferenciadas, definidas e explicadas em diferentes abordagens teóricas
e quais metodologias e procedimentos estão sendo utilizados para seu estudo. Para a realização
desta pesquisa fizemos um levantamento bibliográfico de estudos publicados nos principais
periódicos científicos na área de Educação no período de 1990 a 2003 que abordaram as
temáticas da violência e indisciplina no ambiente escolar. Posteriormente realizamos uma análise
quantitativa e qualitativa dos artigos, considerando: a quantidade da produção, os referenciais
teóricos adotados, os autores mais citados, tipo de trabalho apresentado, as concepções do autor
sobre o tema, entre elas, as definições de violência e indisciplina empregadas, suas causas e as
possíveis soluções apresentadas. Os resultados constatam que a produção de pesquisas na área
é ainda incipiente e suas publicações são recentes, porém já descrevem um quadro importante do
fenômeno no Brasil. Encontramos publicados nesse período trinta e um artigos sobre essas
temáticas, sendo a maioria, vinte e cinco deles, publicados a partir de 1998. Há pouca pesquisa
empírica, a maioria dos textos são análises teóricas do tema. Dos artigos analisados, 13 dedicamse
exclusivamente à análise teórica do tema, 11 relatam resultados de pesquisas empíricas, 4
referem-se à revisão bibliográfica e análise de resultados de estudos sobre o tema e 1 estudo de
caso. Dentre os artigos pesquisados, o tema que mais se encontra em debate é o da violência em
meio escolar, porém a questão da indisciplina também tem preocupado os estudiosos nos últimos
anos e é possível verificarmos estudos sobre indisciplina escolar imbricados à temática da
violência escolar. Por se tratar de um objeto de pesquisa ainda em construção, observamos que
as abordagens teóricas são difusas; no entanto, os estudos sobre violência e indisciplina escolar,
em sua maioria, têm uma abordagem sociológica. Percebemos nos artigos analisados, que a
violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a
violência social, analisando a influência da marginalidade na dinâmica escolar das instituições
situadas em bairros de periferia e as relações sociais entre os pares no interior das escolas
marcadas por violências e incivilidades ocasionadas por diferenças socioeconômicas e culturais;
como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolaresinadequadas.