ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DO LÍDER ORGANIZACIONAL

Daniela Bravo de Freitas, Joselaine de Araújo

Resumo


A globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o
intenso movimento pela produtividade reafirmam que a principal vantagem competitiva das
empresas decorre das pessoas emocionalmente inteligentes. Desse modo, o assunto ora
apresentado trata de ações de gerentes, que atuam em organizações do ramo de móveis e
eletrodomésticos, focando a importância da inteligência emocional no trabalho associada ao perfil
ideal de líder. Baseando-se em considerações que apontam a inteligência emocional no trabalho
como formadora de talentos e a liderança como característica essencial para conduzir e participar
de processos diversos no ambiente organizacional, o objetivo deste trabalho foi estudar o perfil
dos gerentes e verificar se atuam como líderes emocionalmente inteligentes. Para este fim,
realizaram-se pesquisas em bibliografias pertinentes ao tema, assim como aplicação de testes em
duas organizações do ramo anteriormente citado, localizadas na região central de Presidente
Prudente/SP. Estes testes foram direcionados aos gerentes (auto-avaliação como líder e teste de
quociente emocional – Q.E) e subordinados (avaliação de liderança do gerente). Com a análise
dos resultados observou-se que os gerentes, por meio de suas auto-avaliações, consideraram-se
aptos ao papel de líder. Entretanto, esse perfil não é percebido da mesma forma pelos
subordinados. Comparando os testes de liderança com os de Q.E notou-se que o perfil ideal de
líder está diretamente relacionado ao desenvolvimento de sua inteligência emocional. Dentre os
atributos relacionados nos testes de liderança aplicados aos subordinados, estes afirmaram que
os gerentes não apresentam o hábito de compartilhar informações, bem como não reconhecem
que suas decisões são fortemente conduzidas por seus sentimentos. Quando aplicado o teste de
Q.E., com seus respectivos gerentes, observou-se que ao longo de seus desempenhos
profissionais, as emoções negativas afetam seus comportamentos em momentos de crise, assim
como também é apontada a abertura de exceções na política da empresa. Dentre as
características de líder, algumas estão presentes no perfil daquele emocionalmente inteligente, ou
seja, os gerentes são reconhecidos por ajudar as pessoas a enfrentarem novos desafios, criando
situações de estímulo e crescimento. No que tange à inteligência emocional, o atributo relacionado
à característica do líder é a sua capacidade de apoiar, estimular a lealdade e a vontade de
contribuir. Ponderando este estudo cabe inferir que o sucesso do líder não depende
exclusivamente de sua inteligência emocional, mas promove condições de melhorias no processo
de comunicação e faz a diferença na tomada de decisão, bem como favorece relacionamentos na
base da confiança e trabalho em equipe.

Palavras-chave


Inteligência Emocional. Liderança.

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