PROJETO SOCIAL: INCLUSÃO DIGITAL AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE ECONÔMICA
Resumo
Vive-se hoje em um mundo globalizado e, de certa forma, imerso de novas
tecnologias. Estar apto ao mundo digital e da informática torna-se crucial ao ser humano,
principalmente aqueles que estão ou pretendem ingressar no mercado de trabalho. Porém, a
era da tecnologia da informação, faz uma certa exclusão em relação aos seus usuários: nemtodos os integrantes da sociedade possuem recursos para se inserir nesse novo contexto social.
Com o propósito de possibilitar a inclusão digital às crianças e adolescentes em situação de
vulnerabilidade econômica, as Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de
Presidente Prudente, em parceria com entidades sociais, desenvolvem o Projeto de Inclusão
Digital, levando o interesse não somente pela informática, mas também a utilizando como
ferramenta para o aprimoramento de conhecimentos obtidos na escola regular. Uma das
entidades envolvidas é a Sociedade Civil Lar Santa Filomena, que disponibiliza o laboratório
de informática, composto por nove microcomputadores, e fica responsável pela seleção e
acompanhamento dos adolescentes, que são geralmente integrantes de projetos da entidade ou
da comunidade próxima. A Faculdade se responsabiliza pelo aluno que atuará com instrutor
das aulas, que tem um acompanhamento do Professor de Informática, sobre conteúdo e
metodologia a ser utilizada. Os alunos desenvolvem, através de ensino, uma oficina de
capacitação de informática para esses adolescentes, estendendo seus conhecimentos à
comunidade regional de acordo com os objetivos do projeto e as necessidades dos
participantes. Esse projeto envolve alunos de todos os cursos de graduação que a Faculdade
oferece, tendo como sua área temática principal a educação. Contribui para a formação da
consciência social dos extensionistas, buscando o seu comprometimento com os interesses e
necessidades da sociedade, proporcionando aos mesmos, desenvolverem habilidades
importantes para o seu desenvolvimento profissional, através da elaboração de planejamento,
registro e divulgação das atividades por intermédio de artigos científicos, relatórios, entre
outros. Há um processo de organização e planejamento do trabalho, no qual é elaborado um
material a ser utilizados e que servirá de apoio aos adolescentes nas aulas. As aulas são
ministradas todos os sábados, das 14:00(quatorze) às 17:00(dezessete) horas na cede da
entidade, com disponibilidade de trinta e seis vagas para adolescentes que são monitorados por
dois graduandos. Ao término do projeto, será elaborado um relatório, no qual deve ser
publicado.