PROJETO SOCIAL: INCLUSÃO DIGITAL AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE ECONÔMICA

Alessandra Michelle Chagas, Rosimeire Cabral Romeiro Costa

Resumo


Vive-se hoje em um mundo globalizado e, de certa forma, imerso de novas

tecnologias. Estar apto ao mundo digital e da informática torna-se crucial ao ser humano,

principalmente aqueles que estão ou pretendem ingressar no mercado de trabalho. Porém, a

era da tecnologia da informação, faz uma certa exclusão em relação aos seus usuários: nem

todos os integrantes da sociedade possuem recursos para se inserir nesse novo contexto social.

Com o propósito de possibilitar a inclusão digital às crianças e adolescentes em situação de

vulnerabilidade econômica, as Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de

Presidente Prudente, em parceria com entidades sociais, desenvolvem o Projeto de Inclusão

Digital, levando o interesse não somente pela informática, mas também a utilizando como

ferramenta para o aprimoramento de conhecimentos obtidos na escola regular. Uma das

entidades envolvidas é a Sociedade Civil Lar Santa Filomena, que disponibiliza o laboratório

de informática, composto por nove microcomputadores, e fica responsável pela seleção e

acompanhamento dos adolescentes, que são geralmente integrantes de projetos da entidade ou

da comunidade próxima. A Faculdade se responsabiliza pelo aluno que atuará com instrutor

das aulas, que tem um acompanhamento do Professor de Informática, sobre conteúdo e

metodologia a ser utilizada. Os alunos desenvolvem, através de ensino, uma oficina de

capacitação de informática para esses adolescentes, estendendo seus conhecimentos à

comunidade regional de acordo com os objetivos do projeto e as necessidades dos

participantes. Esse projeto envolve alunos de todos os cursos de graduação que a Faculdade

oferece, tendo como sua área temática principal a educação. Contribui para a formação da

consciência social dos extensionistas, buscando o seu comprometimento com os interesses e

necessidades da sociedade, proporcionando aos mesmos, desenvolverem habilidades

importantes para o seu desenvolvimento profissional, através da elaboração de planejamento,

registro e divulgação das atividades por intermédio de artigos científicos, relatórios, entre

outros. Há um processo de organização e planejamento do trabalho, no qual é elaborado um

material a ser utilizados e que servirá de apoio aos adolescentes nas aulas. As aulas são

ministradas todos os sábados, das 14:00(quatorze) às 17:00(dezessete) horas na cede da

entidade, com disponibilidade de trinta e seis vagas para adolescentes que são monitorados por

dois graduandos. Ao término do projeto, será elaborado um relatório, no qual deve ser

publicado.


Palavras-chave


Projeto Social. Inclusão Digital.

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