EDUCAÇÃO PÚBLICA: PROGRESSÃO CONTINUADA

Anaylessa Scandelai Nascimento de Oliveira, Gilmara Pesquero Fernandes Mohr Funes

Resumo


A escolha do presente tema levou em consideração a forma precária que se encontra a educação e a falta de interesse público na busca de soluções para esse problema que vem prejudicando gerações. A preocupação do Estado, como ente público apto a fornecer uma educação de qualidade, deve ser constante, pois a educação é o alicerce para a formação intelectual do ser humano. O Estado tem obrigação de fiscalizar a metodologia aplicada nas instituições de ensino e garantir a eficácia desses métodos. Somente através de uma efetiva fiscalização será possível garantir esse direito fundamental protegido pela nossa Constituição. É através da educação que podemos aprimorar nossas habilidades, ampliar nossos conhecimentos e garantir oportunidades em um mercado de trabalho competitivo como o que encontramos na presente realidade. A educação é direito previsto na Constituição e garantido a todos os cidadãos, e está sendo cerceado a partir do momento que se verifica: evasão escolar, dificuldade do acesso escolar e o alto índice de reprovação. O sistema da Progressão Continuada tem por objetivo diminuir esses problemas crônicos da estrutura educacional através de uma política sócio-construtivista. Este regime tem por essência o acúmulo de conhecimento e visa sanar as dificuldades que o educando encontra durante os ciclos. Durante esses ciclos serão trabalhados os conteúdos, serão avaliados o raciocínio lógico e a compreensão do aluno. Através da Progressão Continuada se avalia o raciocínio e não o resultado. O professor deve avaliar o processo utilizado pelo aluno para chegar ao resultado e não o resultado em si. Porém o regime da Progressão Continuada é confundido com o da Promoção Continuada, o que é diferente. Pois no regime da Promoção Continuada o aluno será promovido para o outro ciclo sem qualquer avaliação. O objetivo da Progressão Continuada é válido, e se fosse aplicado da forma correta seria eficaz. Mas os educadores conservadores, não conseguem administrar as novas propostas e não se preocupam com a efetiva compreensão dos alunos. A pesquisa baseia-se no estudo da legislação da educação e na constatação em artigos e reportagens, onde existe um confronto entre o que está escrito na lei e o que está sendo aplicado na prática. Desta forma cabe aos professores se informarem quanto à verdadeira finalidade da Progressão Continuada para que não haja problemas futuros. A Progressão Continuada é um sistema de difícil aplicação à medida que falta força de vontade e iniciativa profissional. Pois seu objetivo é claro, construção da educação, mas a sua eficácia só será possível através da cooperação, da integração entre aluno, escola e comunidade. O sistema da Progressão Continuada assegura o direito à educação e é um instrumento eficaz para fazer valer esse direito.

Palavras-chave


Educação. Progressão Continuada. Promoção Continuada. Educação Pública.

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