PROFESSORES E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Rosimeire Cabral Romeiro Costa, Mario Augusto Andreta Carvalho

Resumo


O Projeto Tecnologia no Ensino Médio é uma iniciativa da Associação Educacional Toledo de Presidente Prudente, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão – NEPE. A proposta do trabalho pretende envolver o corpo docente e discente das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, visando, num primeiro momento, o desenvolvimento de um projeto de pesquisa junto aos professores do ensino médio de escolas públicas da região de Presidente Prudente, objetivando mapear a utilização de tecnologias por esses professores no processo de ensino/aprendizado. O principal objetivo deste projeto é o diagnóstico das tecnologias utilizadas pelos professores do ensino médio, como ferramentas de apoio ao ensino. Com base na análise desta pesquisa, o projeto irá propor a elaboração de cursos de extensão na área de informática, com o intuito de apresentar tecnologias e ferramentas pedagógicas que possam ser utilizadas pelos professores, a fim de contribuir com o processo de ensino/aprendizado dos alunos destas instituições.O projeto está sendo desenvolvido em duas fases distintas. A primeira fase possui foco na pesquisa, visando levantar dados importantes para a composição do perfil dos professores do ensino médio na região de Presidente Prudente. Esta etapa tem como objetivo específico, verificar o grau de utilização de tecnologia dos professores, procurando identificar como esta tecnologia é utilizada no processo de ensino/aprendizado. A segunda fase possui caráter extensionista, de forma que, com base nos dados levantados e trabalhados pela pesquisa, será elaborado uma proposta de ensino, baseado em cursos de extensão na área de tecnologia, visando a capacitação de professores na utilização de ferramentas que possam ser utilizadas como apoio didático-pedagógico nas escolas públicas de ensino médio de Presidente Prudente. O projeto é de considerável relevância, visto que a evolução tecnológica impulsiona o surgimento de várias ferramentas didáticas e pedagógicas, que por sua vez não são utilizadas devido à falta de informação sobre suas funcionalidades e mesmo pela falta de conhecimento da existência destas tecnologias. Outro fator de relevância para o projeto está no processo de socialização do conhecimento da IES3, proporcionando conhecimento sobre diversas ferramentas que eventualmente possam ser utilizadas para auxiliar o processo de ensino/aprendizado. Concluímos assim, que este estudo tem a preocupação de levantar as técnicas de ensino e os recursos didáticos mais utilizados pelos professores ao ministrarem suas aulas, buscando demonstrar a necessidade de sua utilização, melhorar os procedimentos adotados em sala de aula, e com isto fortalecer a atuação profissional dos professores no processo ensino-aprendizagem. O desafio que se coloca, portanto, é o de desenvolvermos meios para que os professores possam participar de cursos, e assim introduzirem novos métodos de ensino-aprendizagem voltados à tecnologia educacional.

Palavras-chave


Tecnologia. Professor. Aprendizagem. Conhecimento

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