PROJETO DEGRAUS ADOLESCENTES: DE JOVEM ASSISTIDO À EXTENSIONISTA

Alessandra Michelle Chagas, Maria Lúcia Ribeiro da Costa

Resumo


O Projeto de Extensão Degraus Adolescentes é uma iniciativa das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, vinculado à Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários. No ano de 2004, começo de suas atividades, fiz parte do primeiro grupo de adolescentes a ser assistido pelo Projeto. Por conter temáticas que não se aplicam somente ao ambiente empresarial, mas também ao social, esta experiência foi de grande utilidade em meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Além do que, serviu como fonte de auxílio na escolha do curso de graduação. Na época, o projeto possuía como módulos: desenvolvimento pessoal e social, noções administrativas, de direito do consumidor e contábeis. O último módulo, de noções contábeis, despertou em mim, um interesse muito grande por esta área. Neste momento, decidi que iria cursar Ciências Contábeis. Após o ingresso na graduação, que por sinal foi muito influenciado pelo Projeto, senti o desejo de retribuir e fazer o mesmo trabalho que os meus “ótimos professores” fizeram por mim, quando era aluna. O conhecimento contábil adquirido no projeto serviu como auxílio em meu primeiro ano de graduação, assim como os demais que foram e continuam sendo de grande importância e utilidade. Com dinâmicas e trabalhos em grupo, o projeto contribuiu com o meu “espírito” de trabalho em equipe, desenvolvimento de raciocínio lógico e desenvoltura em público. As temáticas desenvolvidas vêm se aprimorando ao longo do tempo, passando por mutações que se adequam às necessidades no âmbito empresarial e a realidade presenciada pelos adolescentes, tendo hoje módulos voltados diretamente às áreas administrativa e contábil, não esquecendo também do social. Atualmente como extensionista, posso afirmar com toda a certeza que o projeto está cada vez mais próximo de um dos seus principais objetivos: Promover a integração da Instituição com a comunidade local. Isto porque, para alguns adolescentes o projeto não agiu, ou age, somente como fonte de enriquecimento de conhecimento profissional, mas sim como ferramenta para o crescimento de interesse pelos estudos. Além do exemplo concreto, assim como no meu caso, outros ex-alunos do projeto hoje também cursam a graduação. O contato com o projeto e com o ambiente da Instituição deixa o adolescente a par do que o espera em uma próxima etapa de sua vida, dando-lhe condições de eliminar possíveis dúvidas em relação à carreira profissional a seguir. Esta experiência foi, e continua sendo, de suma importância em minha vivência. Assim como a quatro anos atrás colaborou muito, hoje, contribui com o meu desenvolvimento. Participar do projeto trás uma sensação de satisfação e felicidade, e não de obrigação. Felicidade que cresce quando presenciamos que o nosso trabalho está dando frutos, despertando o interesse educacional nos adolescentes, não somente na área administrativa ou contábil, mas também em áreas diversas.

Palavras-chave


Integração. Graduação. Interesse.

Texto completo:

PDF