ÍNDICE DE PREÇOS TOLEDO

Samuel Cordeiro, Walter K. Dalari, Ronaldo Mancini, Maria Lúcia Ribeiro da Costa

Resumo


Há mais de três anos, a Empresa Junior Toledo-EJT vem realizando sistematicamente pesquisas com o objetivo de estabelecer indicadores no que tange ao comportamento dos preços dos produtos da cesta básica na cidade de Presidente Prudente. O intuito de tais pesquisas, com uma metodologia adequada, foi a geração de um índice de preços cuja função principal é mostrar a realidade inflacionária na região de Presidente Prudente. Composta de 35 produtos eleitos e pesquisados, sendo 24 produtos alimentícios, 5 produtos de limpeza e 6 produtos de higiene pessoal. Os produtos selecionados foram obtidos referencialmente de acordo com a cesta básica da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de SP e das pesquisas de Consumo Alimentar no município de SP (DIEESE), necessitando o estabelecimento de adaptações regionais em função das pesquisas efetuadas pela EJT junto aos maiores supermercados de Presidente Prudente desde 1994. O Índice de Preços Toledo (IPT), veio para suprir a carência que a nossa região tinha de indicadores econômicos e sociais, e para auxiliar empresários, supermercadistas, imprensa e principalmente a comunidade. No ano de 2005 após vários estudos foi criada a metodologia para a elaboração do IPT. Em janeiro de 2006 a metodologia foi testada, e a partir do dia 06 fevereiro daquele ano a pesquisa vem sendo realizada quinzenalmente nos supermercados de Presidente Prudente. No dia 07 de fevereiro deste ano foi feita a primeira comparação de preços em relação ao mesmo período do ano passado. Nessa comparação foi apurado aumento dos produtos de higiene pessoal 3,24%, dos produtos alimentícios 0,78%, e queda de 5,02% dos produtos de limpeza. A cesta básica teve uma variação positiva de 0,53%. Hoje, graças aos dados levantados pelo IPT, tanto consumidores como empresários são beneficiados, uns de imediato, o que é o caso dos consumidores que tem parâmetros de preços para suas compras freqüentes, otimizando o orçamento doméstico, os empresários e supermercadistas, de prazo mediato, porque tem informações históricas para basearem suas decisões. Outras entidades também podem valer-se deste índice para correção de contratos; os Tribunais de Contas, para fiscalização do setor público, entre outras aplicações de grande importância para a comunidade. O IPT é parte de um projeto maior, que visa criar um índice de inflação local que considere todos os grupos de consumo.(serviços, transportes, saúde, construção civil, etc). Estes grupos serão inseridos gradativamente na pesquisa em períodos futuros. Hoje graças ao IPT, os alunos envolvidos têm uma nova visão sobre a economia, interferindo diretamente na nos hábitos de consumo familiar. Tudo isso só se deu graças as 1553 visitas feitas aos supermercados 252 coletas já realizadas e a colaboração de 268 alunos, e participação de professores e coordenadores das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo.

Palavras-chave


Preços dos produtos. Cesta básica. Presidente Prudente.

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