TECNOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Dayane de Oliveira Pinto Silva, Mario Augusto Andreta Carvalho

Resumo


O Projeto “Tecnologia no Ensino Médio” é uma iniciativa da Associação Educacional Toledo de Presidente Prudente, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão – NEPE. A proposta de trabalho visa envolver o corpo docente e discente das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, propondo o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que auxilie no aprendizado de alunos do ensino médio de escolas públicas da região de Presidente Prudente. A intenção principal do projeto é levantar dados importantes a respeito do perfil geral da escola e verificar o grau de utilização da tecnologia pelos professores e sua abordagem com os alunos, objetivando compreender e identificar como acontece a formação de alunos e o uso da informática, como ferramenta educacional e de ensino/aprendizagem. Características básicas serão pesquisadas com os alunos, tais como: contato com o computador; acesso à Internet; conhecimento de softwares básicos; freqüência de utilização do computador; local de acesso ao computador; utilização da informática como suporte às atividades educacionais; principais interesses e curiosidades, etc. Busca-se, dessa forma, contribuir para uma mudança na prática pedagógica e dirigir um conjunto planejado de ações de formação, através de cursos de extensão na área de informática, com o intuito de apresentar tecnologias e ferramentas pedagógicas que possam ser utilizadas pelos professores do ensino médio, ajudando os alunos a usufruírem dessa tecnologia, a fim de contribuir com o processo ensino/aprendizado dos alunos destas instituições. No entanto, muitas limitações precisam ser superadas. Por isso queremos efetuar parcerias com escolas públicas, visando à ampliação do projeto e a democratização do conhecimento acadêmico. Com base na análise desta pesquisa, o projeto irá propor a elaboração de cursos de extensão na área de informática, visando à capacitação de professores na utilização de ferramentas que possam ser utilizadas como apoio didático-pedagógico nas escolas públicas e possíveis mudanças nas práticas pedagógicas e suas influências nas escolas. Estamos vivendo em um mundo bombardeado de informações, imagens, sons e que, muitas vezes, parecem um amontoado de coisas inúteis, porém inevitáveis. Visto que a evolução tecnológica impulsiona o surgimento de várias ferramentas pedagógicas, que por sua vez não são utilizadas devido à falta de informação sobre as funcionalidades e mesmo pela falta de conhecimento da existência destas tecnologias. Sendo assim, este trabalho aspira oferecer contribuições práticas aos educadores que buscam soluções e alternativas para melhor conduzir sua prática docente por meio da utilização da informática como ferramenta no auxílio de ensino.

Palavras-chave


Ensino/Aprendizagem. Ensino-Médio. Tecnologia.

Texto completo:

PDF