FRANQUIA: UM PADRÃO PARA ADMINISTRAR
Resumo
De acordo com o dicionário Michaelis Franquia é uma “operação que
consiste em ceder o direito de uso, numa determinada área geográfica, do nome de
uma empresa já constituída e de reputação. A empresa que cede os direitos
(chamada franqueador) transmite também o know-how necessário para a montagem
da empresa, dá treinamento aos futuros funcionários etc., recebendo, em troca, além
do pagamento de uma taxa de franquia, porcentagens dos lucros auferidos pela
empresa.”O sistema de franchising tem como idéia básica à possibilidade deaumentar pontos de venda de uma marca, sem que com isso, o empreendedor
tenha que desembolsar capital próprio para a expansão. Com isso ele busca
pessoas interessadas para investir no seu negócio. O ponto crucial é a relação
comercial constante, entre duas empresas independentes. A franqueadora é a
detentora de uma marca conhecida, de um know-how da sua produção e dacomercialização e dá o direito para que outras pessoas (franqueado) possam
empreender, com recursos financeiros próprios, produzindo e/ou comercializando,
com ou sem exclusividade, produtos e serviços em local e determinado período. O
Sebrae constatou no período de outubro e dezembro de 2004 que: 29% das
empresas não chegam a concluir o primeiro ano de atividade, 42% não atingem o
final do segundo ano, 53% encerram suas atividades antes do fim do terceiro ano,
56% não ultrapassam o quarto ano e que este percentual (56%) se repete no quinto
ano de atividade. Ou seja, de cada 10 empresas novas que surgem a cada ano
apenas quatro conseguirá chegar no quinto ano de atividade. Em virtude do que foi
dito, a melhor maneira de reduzir os riscos de começar um novo negócio é abrir uma
franquia que já está formatada e que oferece um padrão para administrar os
negócios.