FRANQUIA: UM PADRÃO PARA ADMINISTRAR

Débora Mari Avellaneda Silva, Juliana da Silva Ribeiro, Alessandra Leal das Neves

Resumo


De acordo com o dicionário Michaelis Franquia é uma “operação que

consiste em ceder o direito de uso, numa determinada área geográfica, do nome de

uma empresa já constituída e de reputação. A empresa que cede os direitos

(chamada franqueador) transmite também o know-how necessário para a montagem

da empresa, dá treinamento aos futuros funcionários etc., recebendo, em troca, além

do pagamento de uma taxa de franquia, porcentagens dos lucros auferidos pela

empresa.”O sistema de franchising tem como idéia básica à possibilidade de

aumentar pontos de venda de uma marca, sem que com isso, o empreendedor

tenha que desembolsar capital próprio para a expansão. Com isso ele busca

pessoas interessadas para investir no seu negócio. O ponto crucial é a relação

comercial constante, entre duas empresas independentes. A franqueadora é a

detentora de uma marca conhecida, de um know-how da sua produção e da

comercialização e dá o direito para que outras pessoas (franqueado) possam

empreender, com recursos financeiros próprios, produzindo e/ou comercializando,

com ou sem exclusividade, produtos e serviços em local e determinado período. O

Sebrae constatou no período de outubro e dezembro de 2004 que: 29% das

empresas não chegam a concluir o primeiro ano de atividade, 42% não atingem o

final do segundo ano, 53% encerram suas atividades antes do fim do terceiro ano,

56% não ultrapassam o quarto ano e que este percentual (56%) se repete no quinto

ano de atividade. Ou seja, de cada 10 empresas novas que surgem a cada ano

apenas quatro conseguirá chegar no quinto ano de atividade. Em virtude do que foi

dito, a melhor maneira de reduzir os riscos de começar um novo negócio é abrir uma

franquia que já está formatada e que oferece um padrão para administrar os

negócios.


Palavras-chave


Franquia. Franchising. Empreendedorismo.