TERCEIRA GERAÇÃO DE TELEFONIA MÓVEL - 3G
Resumo
Desde que o primeiro sistema entrou em operação no Brasil, em 1990, o número de
celulares evoluiu rapidamente. Nos últimos anos, o mercado de telefonia móvel
apresentou altas taxas de crescimento e a projeção para os próximos anos é de
aquecimento no setor. Em 2003, o número de celulares ultrapassou o número de
telefones fixos em serviço. Do final de 2005 até o terceiro trimestre de 2006, o Brasil
ganhou mais 9,6 milhões de assinantes, ou seja, já é um dos maiores no mundo em
base de assinantes de telefonia móvel. Até 1996, todas as empresas de
telecomunicações eram um monopólio do Estado que controlava as redes fixas e
móveis, mais conhecidas como Telebrás. Com o processo de privatização, o
governo quebra o monopólio estatal e divide o serviço de telecomunicação em :
telefonia fixa, móvel e de longa distância. O objetivo era criar competição no setor e
com isso gerar serviços mais baratos para o consumidor e maiores investimentos no
país. O celular funciona basicamente através de ondas de rádio, emitidas por
antenas alinhadas e compostas por bandas, sendo que as bandas A e B funcionam
em torno de 850 MHz e D e E funcionam em torno de 900 MHz e 1800 MHz,
respectivamente. Vistas de cima, o raio de sinal de cobertura dessas antenas
formam hexagonos interligados, lembrando uma colméia e dando origem então ao
nome celular. A evolução da tecnologia é divida em quatro etapas: 1G ou primeira
geração era composta pelo sistema AMPS, mais conhecido como analógico; O 2G já
trazia a junção de sistemas digitais tipo GSM e o surgimento de transmissão de
dados de baixa velocidade como SMS (torpedo) e WAP (internet com interface para
celular), passando ainda pelo atual e em fase de maturidade 2,5G, que traz
otimização em velocidade de transmissão de dados; Já o 3G – terceira geração de
telefonia móvel traz uma proposta inovadora, com novos sistemas como HSDPA,
através de redes UMTS e serviços agregados como vídeo-chamada e internet
banda larga (rápida, móvel e ilimitada), mudando intensamente o mundo das
telecomunicações. Este trabalho terá por base, explorar e exemplificar essas novas
formas de telecomunicação, interação e relacionamento e suas possíveis aplicações
em nosso cotidiano, através de diversas formas de mídia já conhecidas, aguçando a
mente na busca por entender essas novas funcionalidades. O mesmo terá por base
toda uma fundamentação teórica e experimentação profissional de longa data,
ambas amparadas por toda uma pauta já parametrizada para o mercado,
evidenciando assim a possibilidade de excelência e domínio no trato do tema
abordado e quaisquer assuntos interligados a este.