A CONCEPÇÃO DOS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Marcela Dalana Gomes Queiroz

Resumo


O presente trabalho apresenta

uma pesquisa qualitativa, de caráter

analítico-descritiva, que investigou as

concepções dos gestores de escolas

públicas de ensino médio de Presidente

Prudente sobre o uso das Tecnologias de

Informação e Comunicação (TIC) em

Educação, tendo como referência a

realidade de sua atuação e formação. A

pesquisa foi desenvolvida no período

novembro/2007 a janeiro/2008. A coleta

dos dados se deu por meio de

questionários e de entrevistas, nos quais

buscou-se identificar o perfil dos gestores,

sujeitos da pesquisa, as possibilidades

oferecidas para o uso efetivo das TIC em

sua gestão, os cursos de formação inicial

e continuada realizados e a concepção do

gestor frente à incorporação das TIC nas

condições da escola na qual atua. A

análise dos dados evidenciou que, para

os gestores investigados, há falta de

cursos de formação para os professores,

falta profissionais responsáveis pela

manutenção e apoio técnico-pedagógico

das Salas Ambientes de Informática (SAI)

e que o número de equipamentos é

insuficiente para o desenvolvimento de

um bom trabalho. No geral, valorizam o

uso das TIC e acreditam que as mesmas

despertam o interesse do aluno, no

entanto, acreditam que há muita

resistência, medo e desinteresse por

parte dos professores. O desafio do

gestor é articular a dimensão pedagógica

ao trabalho administrativo. Esta pesquisa

veio corroborar a tese de que os gestoresexercem papel fundamental na

consolidação da transformação do

contexto escolar. Para tanto, é necessário

que incentive e viabilize condições para

tornar a escola um espaço aberto às

mudanças, acompanhando as exigências

da sociedade atual.


Palavras-chave


Concepção do Gestor Escolar. Papel do Gestor. Tecnologia de Informação e Comunicação.

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