UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS LOJAS COMERCIAIS DO SHOPPING CENTER AMERICANAS NA INTERNET

Jacqueline Sayuri Akinaga, João Cezario Giglio Marques

Resumo


o artigo pesquisou e revelou a presença da empresas comerciais do
Shopping Americanas na Internet e as oportunidades que seriam oferecidas para
este universo com a sua participação na WEB. Iniciou-se com uma base teórica
composta pelos principais conceitos e definições sobre o comércio eletrônico e uma
pesquisa elaborada em 2007 sobre a crescente evolução do público brasileiro na
Internet e sua expressiva e crescente presença, acessando e comprando. Descreve
ainda os atributos do universo pesquisado, um importante centro de compras que
reúne um grande conjunto de lojas que poderiam aproveitar as vantagens e
oportunidades que a WEB oferece, em divulgação e vendas. Os métodos de
pesquisa utilizados foram quantitativos, com formulário estruturado e aplicados sob a
forma de um censo, atingindo a totalidade da empresas comerciais daquele centro
de compras. O resultado mostrou que uma grande maioria não tem um site que
possa ser acessado pelos seus consumidores e clientes, apesar de contar com
produtos que poderiam ser comercializados e com público-alvo com renda e nível de
instrução compatível com o público brasileiro que acessa a Internet. As empresas
que utilizam desta estratégia de comunicação e vendas na Internet são as franquias
e as empresas de porte médio e grande, com sites institucionais, na sua maioria, e
de vendas eletrônicas. Finaliza o seu relato apontando a necessidade de inclusão
digital destas empresas comerciais e apontando uma oportunidade pra
empreendedores prospectarem estes clientes potenciais, com o objetivo de fazer
negócios e comunicar-se melhor com este público.

Palavras-chave


Comércio Eletrônico. Internet. Shopping Center Americanas. Oportunidades de Mercado; Público-Alvo.

Texto completo:

PDF