CONTRIBUIÇÕES DA CONCEPÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO ENSINO EM CIÊNCIAS EXATAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA

Marcelo Costa da Silva, Andréia Cristiane Silva Wiezzel

Resumo


É costumeira a prática, principalmente no comércio, de estudar as concepções de
seus consumidores a respeito de determinado produto a fim de conhecer as formas
mais atrativas de vender mais, e consequentemente, maximizar os lucros. Partindo
deste pressuposto, deve-se conceber estudos que permeiem uma discussão com os
alunos sobre suas expectativas no trato referente à metodologia de ensino, da
percepção acerca da relevância de determinados conteúdos que são propostos na
escola, e ainda, se o aluno é capaz de relacionar o que ele está estudando com sua
realidade. É importante deixar claro que a escola não pode ser vista como uma
empresa, apenas pretendeu-se trazer à tona, com este exemplo, a reflexão de que o
aluno também deve ser questionado a respeito da escola “dos seus sonhos” tendo
em vista que ele também é sujeito durante o processo de ensino e aprendizagem. O
presente trabalho tem a incumbência de realizar um estudo sobre as concepções
dos alunos do ensino médio, que cursam as disciplinas de Física Química e
Matemática, a respeito das práticas pedagógicas dos professores que as ministram.
Também constitui objetivo do trabalho, pesquisar como seria um “bom professor”
nestas disciplinas, na visão do aluno. A duração da pesquisa compreende o período
de março a agosto de 2009. O material gerado poderá ser utilizado pelos
professores em licenciaturas de Matemática, Física e Química em processo reflexivo
acerca da formação de futuros professores na Universidade. A metodologia da
pesquisa é qualitativa e foram aplicados 90 questionários semi-estruturados, como
forma de coleta de dados, em alunos do ensino médio de uma escola pública da
região de Presidente Prudente. Em análise preliminar realizada a partir de 15
questionários, pode-se relatar que há pouca contextualização com a realidade do
aluno no ensino das referidas disciplinas e os estudantes não conseguiram explicar
por que as disciplinas de Matemática, Física e Química estão presentes na grade
curricular, o que demonstrou que ainda não ficou claro a estes a importância de tais
disciplinas para sua formação. Além disso, as aulas são marcadas por pouca relação
entre teoria e prática e os alunos sentem falta de aulas em laboratórios. Além disso,
os alunos apontaram também que as dificuldades com as disciplinas estão
associadas com a quantidade de aulas, que são poucas, não há livros suficientes,
nem vídeos didáticos que abordem os assuntos vistos em sala. Pretende-se, com
este trabalho, contribuir com a educação brasileira, fornecendo aos professores uma
possibilidade de refletir sobre suas próprias metodologias de ensino tendo em conta
as concepções dos alunos.

Palavras-chave


Formação de professores. Didática das ciências. Educação.

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