TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E INCLUSÃO DIGITAL

Mariane Mendes Abucarma

Resumo


O Projeto “Tecnologia no Ensino Médio” é uma iniciativa da Associação Educacional
Toledo de Presidente Prudente/SP, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa
Extensão (NEPE). A proposta deste trabalho tem como finalidade envolver o corpo
docente e discente das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de
Presidente Prudente, propondo a inclusão digital na capacitação de professores do
ensino médio na rede pública de Presidente Prudente e região. O desenvolvimento
do Projeto Tecnologia do Ensino Médio é realizado nos laboratórios de informática
das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente. A
princípio o objetivo do desenvolvimento deste projeto, juntamente com os
professores da rede pública de ensino, é verificar e analisar, com base no
conhecimento de cada educador, o âmbito tecnológico para a inclusão digital, desta
forma usando como ferramenta de apoio ao ensino, onde características básicas
serão analisadas, tais como: os conhecimentos básicos já adquiridos, acesso a
internet, a freqüência de utilização dos computadores, os locais se acesso dos
mesmos, as principais dúvidas e curiosidades, enfim, saber qual o grau de utilização
da tecnologia como ferramenta de ensino dos professores. Com base nas
informações obtidas, é possível dar início a elaboração dos cursos de extensão na
área de informática, como ferramenta tecnológica e educacional que possa ser
utilizada pelos professores auxiliando-os no processo de ensino - aprendizagem dos
alunos de suas respectivas instituições. O surgimento de novas tecnologias e a
evolução das mesmas, faz com que a inclusão digital ganhe cada vez mais espaço e
importância na sociedade, passando a ser essencial a sua prática diária, onde
influencia diretamente no ensino, fazendo com que haja a necessidade de
atualização por parte dos professores no âmbito tecnológico, de forma a contribuir
para o aprimoramento cada vez maior das ferramentas pedagógicas, onde muitas
vezes não são utilizadas devido a falta de informação da funcionalidade dessas
tecnologias ou até mesmo a existência delas por parte dos educadores, onde o
objetivo do projeto juntamente com os professores da rede pública de ensino, é
superar essas limitações. A proposta deste projeto, é desenvolver habilidades
tecnológicas através de cursos práticos na utilização da informática capacitando os
professores da rede pública de ensino, agregando valores em sua didática
pedagógica, visto que atualmente o meio social engloba o uso da informática como
processo de auxílio educacional. Foi onde que o projeto Tecnologia no Ensino Médio
veio para contribuir junto ao professores na utilização em sua prática docente,
auxiliando o ensino em suas instituições.

Palavras-chave


Inclusão Digital. Tecnologia. Ensino Médio. Professores. Capacitação.

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